HIPERTENSÃO ARTERIAL: COMO PREVENIR

Estima-se que em Portugal existam cerca de dois milhões de hipertensos. No entanto, só metade sabe que sofre desta doença crónica e apenas um quarto dos doentes faz tratamento

SARA AGOSTINHO

Enfermeira do Trabalho

 

Sabia que a hipertensão arterial afecta cerca de 40% da população adulta em Portugal e que é responsável por várias doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC), principal causa de morte e incapacidade no nosso país? E que em cerca de 90% dos casos está associada a maus hábitos de vida?

 

O QUE É?

A pressão arterial, ou “tensão”, é a pressão normal que o sangue exerce sobre as paredes das nossas artérias de modo a chegar a todos os tecidos e células do nosso corpo. É quantificada através de dois valores: a “máxima”, que corresponde à pressão arterial sistólica e que resulta quando o coração bombeia o sangue. Não deve ultrapassar o valor de 140. E a “mínima”, que corresponde à pressão arterial diastólica, que surge quando o coração relaxa. Esta não deve ultrapassar o valor de 90. A hipertensão arterial surge quando a pressão sobre as paredes das artérias aumenta em excesso.

Pode ser grave se se verificar um aumento muito súbito da pressão ou quando permanece elevada por vários meses. A hipertensão, por norma, não apresenta sintomas, por isso é fundamental a medição
regular da pressão arterial. Mesmo sendo saudável, deve avaliar a mesma pelo menos uma vez ao ano. Se apresentar valores elevados (superior a 140/90), deverá procurar o seu médico.

REGRAS DE OURO:

Para diminuir a incidência da doença, aposte na prevenção, que passa muito pela adopção de hábitos de vida saudáveis, a saber:

  • Pratique exercício físico. Se o fizer de forma regular e sem esforços excessivos, ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial.
  • A população portuguesa ingere o dobro do sal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Adopte, pois, uma alimentação pobre em sal (sódio).
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
  • Use mais ervas aromáticas, especiarias ou sumo de limão, para não sentir a falta do sal.
  • Consuma mais alimentos ricos em potássio, como feijão, grão, favas, ervilhas, espinafres, brócolos ou amêndoas.
  • Se tem excesso de peso, tente perdê-lo. Para o ajudar, procure o seu médico de família.
  • Reduza o seu nível de stress.