O HoReCa Lab 2019 terminou no restaurante Kitchen Dates, em Lisboa, com um debate sobre “Desperdício alimentar”
“Construir o futuro” foi o mote da primeira edição do HoReCa Lab, um projecto piloto lançado pelo Recheio, o qual se propôs a reflectir sobre quais os conceitos, desafios, protagonistas e oportunidades de negócio que estão a emergir no seio do canal HoReCa. Destinada a elementos do Recheio, esta iniciativa pioneira “surgiu da ideia de fornecer mais informação sobre qual o perfil dos Clientes actuais e futuros no âmbito do canal HoReCa”, bem como perspectivar “para onde apontam as principais tendências de mercado”, por forma a “conseguirmos adaptar o nosso negócio, serviço e produto a esta realidade em mudança”, começou por enquadrar Vanessa Silva, Directora de Marketing do Recheio.
COMBATER O DESPERDÍCIO
A edição de estreia do projecto culminou, a 18 de Dezembro, numa sessão intitulada “Menos desperdício, mais ganhos”. Vanessa Silva justificou a escolha do tema frisando que o combate ao desperdício alimentar “é uma causa que verdadeiramente acarinhamos e apadrinhamos, não só porque estamos empenhados em pô-la em prática na nossa casa, o Grupo Jerónimo Martins, mas também porque fazemos questão de a dar a conhecer aos Clientes e de os acompanhar e ajudar nesse processo”. A sessão teve início com a intervenção de Tiago Gama Silva, Corporate Responsibility Senior Manager – Social do Grupo Jerónimo Martins, que elencou algumas das medidas que a Companhia tem vindo a pôr em prática tendo em vista a erradicação do desperdício alimentar, destacando “a comercialização de sopas, saladas e refeições prontas que incorporam vegetais fora do padrão” e “a venda de fruta sem calibre, nomeadamente nas gamas económicas do Recheio”.
PIONEIRISMO DO GRUPO
O “apoio às comunidades envolventes através da doação de alimentos a instituições de solidariedade social” e a “aposta na formação dos Colaboradores em qualidade e segurança alimentar” são outras das diligências implementadas pela Companhia que foram realçadas pelo Senior Manager. Tiago Gama Silva salientou ainda o “pioneirismo do Grupo Jerónimo Martins”, que, além de se comprometer com a redução do desperdício alimentar em 50% até 2025, “foi o único retalhista, a nível mundial, a estabelecer uma média intermédia de 10% de redução até 2020”.
De acordo com a Directora de Marketing do Recheio, em 2020 “temos o grande objectivo de alargar as sessões do HoReCa Lab a um grupo mais amplo de participantes”. Mantendo a intenção de “conhecer melhor os nossos Clientes e, deste modo, trazer novos insights para a condução do nosso negócio”, Vanessa Silva adiantou que a segunda edição do HoReCa terá início com uma visita à Cozinha Central de Aveiro, com o intuito de “acompanhar o processo de produção de refeições prontas e procurar perceber se este negócio fará sentido para o Cliente HoReCa”.
Edição 114
Edição 113
Edição 112


