Há três décadas surgia no mercado do retalho especializado a Hussel, uma marca de guloseimas diferenciadora. O conceito era inovador. De origem alemã, a insígnia trouxe para Portugal um novo mundo em termos de chocolate e outros doces, tendo sido pioneira na comercialização de gomas. Além disso, quem ia à Loja podia comprar quase toda a doçaria que desejasse em modo auto-serviço, o que agradou a uma clientela que ficou fã. O sucesso foi imediato.
Entre os novos produtos que têm estado a surgir encontram-se os vegan e os “com redução de açúcar”
INOVAÇÃO CONTÍNUA
O conceito começou por ser implementado na Loja do Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, e depois replicado em Viseu e no Porto. Inicialmente, o sortido e o formato de Loja estavam muito dependentes da Alemanha, que detinha o know-how, mas, à medida que se foi percebendo o que funcionava no mercado português, foram-se tornando mais independentes. Por outro lado, a insígnia começou a reduzir os produtos importados e a afirmar-se nos nacionais. Além disso, se nos primeiros tempos o chocolate era o produto-estrela, a sua sazonalidade (porque se vende mais no Inverno) constituía um desafio. Era preciso diversificar o sortido, adaptando-o a todas as épocas do ano e às exigências dos consumidores, cada vez mais preocupados com o que é saudável e sustentável.
NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
De facto, diz Ana Sofia Duarte, Responsável de Negócio da Hussel, “é nosso objectivo darmos aos Clientes a qualidade a que já se habituaram e continuar a inovar, agora também sob o pilar da sustentabilidade. Preocupa-nos a origem dos nossos produtos, por exemplo o cacau, e das embalagens, nomeadamente ao nível do papel, que é certificado, e do plástico, que é 100% reciclável”. Actualmente, a Hussel, que está sob a alçada da JMRS, uma das áreas de negócio do Grupo, conta com cerca de 90 Colaboradores (em alturas de campanhas de Natal e de Páscoa pode chegar aos 130), 23 Lojas físicas, distribuídas por vários centros comerciais do país, e agora com a recentíssima Loja online (hussel.pt). A aposta no digital resultou da necessidade de haver um canal de vendas que chegasse aos consumidores em momentos como os provocados pela COVID-19. Se o futuro da insígnia, a curto prazo, ainda se apresenta condicionado pela evolução da pandemia, a longo prazo adivinha-se risonho. “Estamos a fazer o projecto de rebranding de toda a linha de comunicação. É uma nova Hussel. Queremos manter-nos próximos de todos os Clientes que nos acompanham há três décadas, mas também chegar às novas gerações. Queremos seguir as tendências, mas ao mesmo tempo ser intemporais”.
MARIA ESPERANÇA PINTO
Operadora especialista da Loja Alegro Alfragide, no Grupo desde 1989
“Orulho-me de ter feito parte da fundação da Hussel, quando o conceito foi lançado na Loja do Amoreiras. Antigamente era tudo diferente, tudo novidade e inovador, pelo que abracei o projecto de alma e coração e cá continuo. Os nossos produtos têm qualidade e continuamos a demarcar-nos pela diferença. O meu maior desafio, enquanto responsável, é formar equipas. Relativamente às campanhas, são todas muito boas, mas a que mais me inspira é a do Natal.”
CÂNDIDA GONÇALVES
Operadora da Loja do Centro Colombo, no Grupo desde 1993
“Estes 30 anos foram os melhores da minha vida. Passei por várias Lojas e agora estou na do Colombo, em Lisboa, desde que abriu. Vivi excelentes momentos e houve pessoas que me marcaram, com as quais mantenho uma amizade pessoal para além da relação profissional. Sou do Norte, do distrito de Bragança, e um dia decidi rumar a Lisboa, para junto da minha irmã, à procura de melhores condições. Entrei para a Hussel para uma campanha da Páscoa, a fazer embrulhos, e fiquei. Adoro o que faço.”
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