Simples ou mais sofisticadas, as seis ideias finalistas do Mercado de Ideias de 2018 foram apresentadas na sede do Grupo Jerónimo Martins, em Lisboa, onde os participantes tiveram a oportunidade de defender os seus projectos perante o júri. A ideia Break the Ice, de Filipe Matos, foi a grande vencedora da edição deste ano e já está implementada em fase piloto. Trata-se de um dispositivo de evacuação da água acumulada nas bancadas da Peixaria proveniente da descongelação gradual do gelo. Para este não acumular sob a bancada, o projecto propõe a colocação de uma grelha na parte inferior, que ajuda na descongelação e na poupança de água. “A ideia nasceu da minha observação diária desta secção. Vi que podia apresentar uma proposta que iria solucionar um problema”, explica Filipe Matos. A intervenção das mudanças nas bancadas das Peixarias no âmbito do projecto Break the Ice está orçamentada em 500 euros, mas Filipe Matos considera que esse investimento é recuperado em apenas um ano.

A concretização desta acção melhora o desempenho da Companhia e de quem nela trabalha
OS SEIS PROJECTOS FINALISTAS DO MERCADO DE IDEIAS
Filipe Matos
Adjunto de Loja no Pingo Doce do Largo do Rato (Lisboa)
Break the Ice: bancada de peixe com uma abertura que simplifica e acelera o processo diário da mudança de gelo.
Carmen Cardoso
Secretária de Loja no Pingo Doce de Valongo – Susão
Poupa Mais Cá Dentro: cartão de poupança para Colaboradores nas Lojas Pingo Doce.
Ana Paula Alves
Operadora de Loja no Pingo Doce de Alvide – Cascais
Escolas Pingo Doce: distribuir a comida das cozinhas do Grupo nas escolas.
Edgar Leite e Luís Rodrigues
Adjunto de Loja no Pingo Doce de Santa Comba Dão e Adjunto de Loja no Pingo Doce de Viseu – Fórum
Preços, Mais Consulta, Menos Falta: em cada consulta de preço num POS adiciona-se uma etiqueta a um grupo predefinido no IssEtiq, para colmatar faltas de preço em Loja.
Bruno Soares
Gestor de Recursos Humanos Operacionais
Pingo Doce, Aqui a Sua Opinião Conta: envolver os Clientes na definição do sortido disponível em Loja.
João Santos
Operador no Pingo Doce de Odivelas
Redução das Quebras e das Sobras no Restaurante: criação de doses individuais.
A IMPORTÂNCIA DAS BOAS IDEIAS
Na entrega de prémios, Isabel Ferreira Pinto, Directora-Geral do Grupo Pingo Doce, fez questão de dar uma palavra de apreço e incentivo aos participantes. “É sempre bom recebermos novas sugestões de melhoria nas Lojas”, referiu, acrescentando ser muito importante continuar-se a apresentar novos projectos, que melhorem o dia-a-dia das Lojas. Margarida Manaia, Directora de Recursos Humanos do Pingo Doce, manifestou-se também muito satisfeita com o êxito desta iniciativa. “A iniciativa é muito importante para os Recursos Humanos do Pingo Doce e para a Companhia em geral.” Para a Directora, este acontecimento anual ganha importância capital na dinâmica do Grupo Jerónimo Martins, uma vez que impele a um pensamento colectivo em prol de uma acção concreta que melhora o desempenho da Companhia e de quem nela trabalha.
Edição 114
Edição 113
Edição 112