IMUNIDADE E SAÚDE

Com o momento que atravessamos, mais do que nunca sentimos a importância da nossa imunidade para a saúde.

Marco Moutinho

Director Desportivo do Grupo Jerónimo Martins

 

Acerte os seus ritmos: deitar cedo, comer menos à noite e reduzir a quantidade de luz antes de dormir

O sistema imunitário tem duas funções: guerreira e operária. Guerreira porque tem a capacidade de reconhecer e destruir células anormais derivadas dos nossos tecidos e externas. Operária, ajudando o organismo a manter o equilíbrio, a sua homeostasia.
Quando a nossa imunidade baixa, pode levar à cronicidade de doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, redução da massa muscular, doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e doenças mentais, como depressão e ansiedade. Pode também levar a uma pior resposta do nosso organismo a agentes externos, como é exemplo a Covid-19. Sem qualquer tipo de dúvida de que a melhor resposta a um vírus como a Covid-19 será sempre a valorização de comportamentos de higiene e isolamento social. Também é verdade que a suplementação imunomodeladora (suplementos alimentares como as vitaminas C e D, por exemplo) apenas ameniza a infecção e não reduz o risco.
Prevenir é sempre o melhor remédio e o melhor investimento que pode fazer para a sua saúde. Não precisa de tentar mudar tudo de uma vez, pouco a pouco, ganhando consistência. Construa os seus rituais saudáveis.