Incluir é agora, para ninguém ficar de fora

As pessoas com algum tipo de limitação ou dificuldade são indivíduos capazes como todos os outros, só necessitam de uma oportunidade. É importante promover a inclusão, aprendendo a lidar com as diferenças, também nas organizações.
Quando promovemos ambientes inclusivos, obtemos maiores benefícios

PROMOVER A INCLUSÃO deveria ser uma característica natural de todos os que ensinam, educam e lidam com crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE).

Nos tempos mais antigos, a pessoa com deficiência era, na maior parte dos casos, rejeitada na sua comunidade. Com a evolução, o acesso de um grande número de crianças ao ensino fez com que fossem detetados numerosos alunos com certas deficiências e dificuldades em acompanhar o ritmo normal das aprendizagens, manifestando um rendimento escolar diferente das outras crianças da mesma idade.

Surgiram então declarações e leis capazes de proteger e incluir as pessoas com NEE. Desde a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, da UNESCO, em 1990, à Declaração de Salamanca (1994) e à Lei n.º 3/2008, todas consagram o acesso à educação a todas as pessoas, promovendo a equidade e as oportunidades educativas, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem.

COMO SER MAIS INCLUSIVOS

Mais recentemente, muito se luta pela inclusão, mas nem sempre com assertividade. Só haverá verdadeiramente inclusão quando os técnicos/docentes, pais/encarregados de educação, comunidade e outros agentes se sensibilizarem para o “problema” da diferença.

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, refere que a diversidade existente nas empresas fruto da inclusão é uma força, não uma fraqueza, e resume a importância cada vez maior que uma estratégia de diversidade e inclusão pode ter nas organizações.

A implementação dessa estratégia é hoje vista como um fator de crescimento e de evolução e tem um impacto positivo na produtividade e desempenho financeiro das empresas. As pessoas com algum tipo de limitação ou dificuldade são tão capazes como as outras, só necessitam de uma oportunidade.

Helena Arantes
Terapeuta da Fala
Mestre em Educação Especial