INOVAR PARA O FUTURO

O negócio que teve de conquistar o seu espaço nas Lojas do Pingo Doce no final dos anos 90 é hoje uma área de sucesso que não pára de crescer. A Meal Solutions provou o seu valor e a sua importância com consistência e qualidade na oferta.

Na Cozinha Central de Odivelas, e agora também na nova Cozinha de Aveiro, o bacalhau é desfiado à mão e com toda a dedicação, tal como seria feito em casa. O mesmo acontece com o pato, que integrará o clássico e popular arroz de pato. Nas Cozinhas Centrais nada é deixado ao acaso e a qualidade é a principal preocupação de toda a equipa, que conta já com 250 membros. É de Odivelas e de Aveiro que saem anualmente mais de 10 mil toneladas de comida, que alimentam os espaços Comida Fresca (a nova denominação das zonas de comida pronta) nas 430 Lojas da cadeia de retalho, que inclui 36 restaurantes. No entanto, para chegar a esta dimensão o negócio, que começou muito pequeno e que quase teve de pedir licença para se mostrar ao público num dos cantos do expositor da Charcutaria, exigiu muito tempo e dedicação por parte de todos os que acompanharam o seu crescimento. Hoje, diz João Freitas, Director de Operações Meal Solutions, “queremos ser a cadeia de referência dos portugueses quando pensam em comprar comida pronta, seja para levar para casa ou para tomar a sua refeição na Loja”. Talvez tenha sido este tempero de ambição a dar mais gosto e sabor à visão de Pedro Soares dos Santos, que sempre acreditou que este era o futuro. O exemplo dos Estados Unidos, país mais desenvolvido neste negócio, esteve sempre na mira do Administrador, apesar da consciência de que em Portugal levaria algum tempo a passar a ideia. João Freitas recorda as palavras do Presidente do Grupo em várias entrevistas: “O futuro do Pingo Doce está no negócio da restauração.” Isto é, explica, “o supermercado como conhecemos hoje vai mudar e evoluir cada vez mais para a oferta de soluções prontas ao consumidor”.

 

O percurso de sucesso da comida pronta nas Lojas Pingo Doce incentiva a equipa da Meal Solutions a fazer sempre mais e melhor. O facto de ter uma oferta e um serviço pioneiro e de liderar o mercado nacional não arrefeceu a criatividade, antes pelo contrário, como explica João Freitas. “Temos muito respeito por aquilo que fazemos, pela boa comida que vendemos, mas queremos mais, não estamos satisfeitos, e, além disto, a experiência de compra é muito importante para o Cliente – as embalagens que leva, o atendimento que tem, o conforto em Loja –, o que fez nascer uma nova marca, Comida Fresca. Para o responsável da Meal Solutions, a nova marca será mais um factor de diferenciação em relação à concorrência. “A comida feita nas nossas cozinhas, pelos nossos cozinheiros, com métodos inspirados na tradição, é algo único no mercado português”, acrescentando que “a parte mais importante e mais diferenciadora é a comida sem processos artificiais de extensão de validade”. Ao utilizar ingredientes verdadeiros, a comida fresca terá outro impacto no consumidor, que acabará por perceber que ela é feita por cozinheiros reais, respeitando os ingredientes sazonais e sem corantes ou conservantes adicionados. “A experiência em Loja será totalmente diferente, porque todo o ambiente irá passar esta mensagem”, explica João Freitas. A nova marca já está presente em algumas Lojas. Torres Vedras foi a primeira, a que se seguiram Duque de Ávila, Rato, Alcântara e Venda Nova, e gradualmente ganhará espaço em toda a rede. Afinal, sublinha o Director, “aqui somos todos verdadeiramente apaixonados por comida e queremos levar essa paixão a todos os portugueses”.

João Freitas, Director de Operações Meal Solutions.



Gerir com Sabor

No Grupo Jerónimo Martins, o negócio da restauração é uma aposta no e com futuro

UMA HISTÓRIA QUE SABE BEM

A Meal Solutions nasceu quase espontaneamente em algumas Lojas de maior dimensão, ainda nos anos 90, no Feira Nova, quando começaram a produzir comida com os seus próprios recursos. O negócio rapidamente demonstrou que os consumidores pediam variedade e qualidade. Aos poucos, outras Lojas quiseram ter a mesma oferta, e o conceito começou a espalhar-se de forma natural. As primeiras Cozinhas Centrais abriram entre 2002 e 2003, e em pouco mais de cinco anos existiam seis de norte a sul do país (Vila Nova de Gaia, Aveiro, Peniche, Olivais, Évora e Faro). O objectivo destas Cozinhas não era, contudo, servir todas as Lojas. Na altura, a Companhia acreditava que apenas fazia sentido ter esta oferta nas mais urbanas. No entanto, mais uma vez a realidade ultrapassou rapidamente as projecções, e as Lojas interessadas em ter comida pronta cresciam a cada mês.Mas, apesar do interesse crescente dos consumidores, a comida pronta teve de conquistar o seu espaço até ganhar a dimensão que tem actualmente. Do lado do consumidor, esta oferta veio ajudar a mudar hábitos e comportamentos, pois há 20 anos ninguém ia ao supermercado a pensar em comprar o almoço ou o jantar já feito. Hoje é normal e frequente. A verdade é que o consumidor evoluiu, tem cada vez menos tempo, muitos Clientes não sabem cozinhar, e por isso procuram soluções alimentares d e conveniência, com qualidade e a preços acessíveis. Com o negócio a desenvolver- -se de forma quase autónoma, foi preciso chegar a 2006 para se criar uma estrutura totalmente dedicada, e nasce então o departamento Meal Solutions. “Esse é um grande momento, em que se diz: isto vai ser importante e temos de criar um grupo de pessoas que só irá pensar este negócio”, lembra o Director. O momento coincide com a abertura dos primeiros restaurantes dentro das Lojas, em Linda-a-Velha e na Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa. Hoje, o Pingo Doce tem uma das maiores cadeias de restauração em Portugal, sendo um dos maiores operadores de restauração. A Companhia assume, a partir de 2008, que a Meal Solutions será um dos pilares de diferenciação do Pingo Doce, a par dos Frescos e da Marca Própria, e acredita que a aposta foi certeira, a comprovar pelos resultados, que não param de crescer. Para o futuro, o objectivo é continuar a prosperar, mas sem nunca perder de vista a qualidade. A cozinha de Aveiro, aberta este ano, foi um passo muito importante para o plano ambicioso que a Companhia definiu para o futuro. Foi um grande investimento, que implicou também aumentar a equipa e contratar o Chef Executivo Gonçalo Costa, com a missão de pensar a inovação necessária para construir este futuro no Grupo e também lançar uma nova marca – Comida Fresca –, que trará os sabores tradicionais do tacho directamente para a mesa dos portugueses.

 

Alessandra e Júnior são dois dos oito membros da nova equipa de Cozinheiros responsável pela promoção e divulgação das receitas de Comida Fresca Pingo Doce junto dos Clientes nas Lojas. Em Sintra e Alcântara, respectivamente, já começaram “a pôr a mão na massa”, partilhando os seus conhecimentos em formato de showcooking. Na Loja do Híper de Sintra, Alessandra aproveita a curiosidade dos Clientes para apresentar receitas duas a três vezes por semana, promovendo também a degustação dos produtos confeccionados. “Estou a gostar muito da experiência, do contacto com as pessoas e das opiniões que partilham”, diz. Já em Alcântara, Júnior também conquista os Clientes da sua Loja, que reabriu no final de Outubro. “A ideia é promover a Loja com produtos novos, dar a conhecer e tirar dúvidas”, explica. Para ambos este é um desafio distinto do que fizeram anteriormente. Alessandra tem 10 anos de experiência em cozinha, mas sempre trabalhou em restaurantes. “O retalho alimentar é novidade para mim”, conta. Júnior, por seu lado, tem uma vasta experiência de trabalho em alto-mar, nas cozinhas de navios de cruzeiro, em vários restaurantes no Brasil e, já em Portugal, no Grupo Tivoli. “Um desafio muito interessante, com muito para aprender”, revela.

Alessandra e Júnior