Investir no futuro da alimentação

Após os resultados positivos alcançados em 2022, as equipas da Jerónimo Martins Agro-Alimentar juntaram-se em Évora para debater o rumo da Companhia.

NO ANO EM QUE CELEBRA nove anos de história, a JMA realizou, em Évora, o Encontro JMA 2023. Um dia dedicado à partilha dos resultados do ano passado e à reflexão sobre a estratégia para os próximos anos, nas diversas áreas de negócio: Aquacultura, Laticínios, Agropecuária e Frutas e Vegetais.

Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo, reforçou a ambição para a JMA: crescer e ganhar independência do negócio de distribuição do Grupo, deixando de ser um produtor exclusivo para Jerónimo Martins para ser, cada vez mais, um produtor para o mercado nacional e internacional.

Pedro Soares dos Santos

“Vamos investir fortemente na produção biológica e procurar a  diferenciação.

Queremos democratizar o acesso a produtos de grande qualidade”.

 

A Seaculture apresentou os novos projetos de aquacultura no Algarve e em Marrocos, que são a garantia do crescimento da produção de robalo e dourada, e destacou também o projeto inovador de produção sustentável de salmão na Noruega.

A Terra Alegre partilhou os desafios do último ano, agravados pelo aumento dos custos de produção, destacando a criação da marca Terra Alegre.

Também a Best Farmer apresentou os novos produtos desenvolvidos, como o frango da quinta, e partilhou a ambição de chegar a novos mercados de exportação.

O EXEMPLO DA JMA

A aposta numa produção de alimentos apoiada nas melhores práticas e critérios de qualidade tem permitido inspirar o mercado, apontou o CEO António Serrano. “Estamos a arrastar o setor para exemplos de standards mais elevados. Ninguém falava de certificações de bem-estar animal ou do uso responsável de antibióticos”, exemplificou, em referência ao trabalho realizado pela Best Farmer.

António Serrano

“Estamos a arrastar o setor para exemplos de standards mais elevados.

 

Abraçar novos desafios tem sido uma ambição constante, nomeadamente com o investimento na produção biológica. Esta é a área mais recente do portefólio JMA, que conta com as insígnias Outro Chão, que está a produzir uva biológica sem grainha, e Tasty Fruits, que está focada na produção de laranja biológica.

Para Pedro Soares dos Santos, este é o rumo: “Vamos investir fortemente na produção biológica e procurar a  diferenciação. Queremos democratizar o acesso a produtos de grande qualidade”.

 

Jorge Dias

Senior Business Analyst do Departamento de Planeamento e Controlo

“Entrei no Grupo Jerónimo Martins em 2017 e, em janeiro deste ano, assumi novas funções como Senior Business Analyst no Departamento de
Planeamento e Controlo da JMA. Este encontro foi importante para conhecer os colegas, a evolução dos diferentes negócios e a estratégia para os próximos anos. O grande desafio será passarmos a vender produtos a clientes fora do Grupo e a apostar na exportação.”

Ana Micaela Carvalho

Supervisora de Vitelos e Novilhos em Monte do Trigo

“Fui desafiada, ao fim de um ano na Companhia, para assumir a função de Supervisora de Vitelos e Novilhos em Monte do Trigo e estou com grandes expectativas. Este encontro foi bom para poder conhecer melhor a minha nova equipa e para ficar a perceber como está organizada cada uma das áreas de negócio. Fiquei com uma visão abrangente da JMA.”

Além do debate, o Encontro JMA 2023 contou com momentos informais de descontração e team building.