“Há cerca de cinco anos que o Pingo Doce não abria uma loja nova na Região Sul. Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por alargar a oferta na região. Neste momento, temos 47 lojas na região Sul”, referiu Argemiro Longo, Director Regional de Operações da Região Sul no momento da inauguração.
E foi este entusiasmo e a dedicação dos colaboradores que se destacaram neste dia. “Até mesmo estando de folga ou de férias quiseram vir ajudar a equipa neste dia. Não tenho palavras para agradecer… um bem-haja a todos. Estamos prontos para levantar este avião, já tenho a minha tripulação preparada – uma equipa muito forte”, assegurou a Gerente, Ana Brás.
“As expectativas são altas e muito positivas, confio no sucesso da loja e da equipa”, referiu. A nível pessoal, “este desafio representa um reconhecimento da Companhia, de todo o esforço e dedicação de 11 anos no Pingo Doce. Formar uma equipa de 40 pessoas que iniciam a sua vida profissional na Companhia e abrir uma loja nova de raiz, é o mais desafiante e uma grande responsabilidade”, assumiu Ana Brás.
O momento ficou marcado pelo corte da fita, como uma inauguração merece. Mas no Pingo Doce de Altura até a fita foi especial: uma peça bordada por uma colaboradora da Comida Fresca que fez questão de assinalar este marco na história da Companhia.
Novo conceito de Loja em Altura
O Pingo Doce de Altura apresenta o novo conceito de loja, nos seus 853 metros quadrados de placa de venda, e já tem “o método Kaizen implementado, o que vai ajudar a nível de organização na operação de loja”, defende Ana Brás, a Gerente.
Paulo Lopes é o responsável estagiário do Talho da nova Loja de Altura. Trabalha há dois anos nesta secção e agora tem cinco pessoas na sua equipa. “Temos aqui uma loja mais bonita”, considera Paulo Lopes. “Os clientes gostam de vir aqui ao balcão e de ver uma montra bem apresentada. Também gostam de ir directamente ao móvel de livre serviço onde temos sempre o cuidado de ir passando ao longo do dia para garantir que nada faz falta”, acrescenta. “Não tenho dúvida de que vamos rebentar com a concorrência”, assegura.
Também para Mariana Craciun este é um novo desafio. Mariana é a responsável da Peixaria e está muito entusiasmada com a loja. “Sei que se precisar de ajuda me vão ajudar. Tenho confiança na equipa e na empresa”.
Rute Amaral, começou como Operadora de Peixaria e passou a responsável de secção quando abriu a loja em Montemor-o-Novo, onde esteve 13 anos. Há cerca de três meses surgiu um novo desafio e está em processo de estágio. “Candidatei-me e fui a escolhida. Quando acabar esta formação vou ser a formadora de Peixaria do Alto e Baixo Alentejo”. Curiosamente a próxima reabertura de loja, e a primeira onde vai dar formação é a de Montemor-o Novo.
Além do móvel do pão e das massas congeladas, esta loja já tem também self chek-out e a solução de “gestão de filas” que permite ao cliente tirar uma senha em qualquer secção e ir controlando a sua vez nos ecrãs.
Preparar a abertura
E se a boa apresentação das secções é uma bandeira e um requisito numa abertura de loja, há trabalhos invisíveis que são imprescindíveis para a Operação. É o caso do trabalho desenvolvido pelas equipas da DSI.
“Começamos a trabalhar, no mínimo, três meses antes da abertura de loja – é necessário preparar o terreno. Por vezes temos de fazer encomendas com muito mais tempo de antecedência e agora, com a falta de matéria-prima, temos alguns problemas – estamos a falar de POS, computadores, tudo o que são equipamentos electrónicos e que têm de ser encomendados antecipadamente. Somos nós que submetemos as encomendas aos parceiros e depois entramos em fase de planeamento para fazer a instalação na loja”, esclarece Flávio Francisco, IT Business Support Specialist.
Como explica Marco Sobrinho, IT Business Support Deputy Manager, “há standards para toda a Companhia. O que nos compete é garantir que, quando as Operações e a Direcção Técnica necessitam dos meios para a instalação da loja, eles estão cá”. “Muitas vezes é complicado porque, numa obra onde os prazos são cada vez mais apertados, chega a acontecer a obra ainda estar a decorrer e nós ainda estarmos a instalar equipamento informático, quando a loja já quase precisa de começar a operar”, adianta. “Mas a ideia é que a loja tenha todas as condições informáticas standard, nos tempos que as operações assim o exigem. Basicamente essa é a nossa função: preparamos tudo para que no dia em que as Operações necessitam tenham o sistema”, diz Marco Sobrinho.
“Temos cerca de 40 parceiros a trabalhar connosco só no IT, desde comunicações, POS, sistemas de filas, telefones, entre outros”, revela Flávio Francisco.
“Estamos mais em loja para assegurar que todos os sistemas físicos funcionam mas depois existe uma cadeia enorme dentro do IT. Importante também é a existência de um bom trabalho entre equipas (o IT com o Marketing, o IT com as Operações, o IT com a Técnica, … esse envolvimento é fundamental. Depois da abertura, as lojas têm o Helpdesk JM com o número 2370 – sempre disponível para ajudar” acrescenta.
Conheça melhor a Gerente Ana Brás
Chegou à Companhia em Outubro de 2010 como estagiária na loja de Albufeira – Bela Vista. Nos anos seguintes esteve nas lojas de Almancil, Vila Real de Santo, Quarteira até chegar à nova loja de Altura.
Ana Brás é um exemplo de desenvolvimento e evolução na Companhia, entrou como estagiária, fez o PGGL – Programa Geral de Gestão de Loja, foi Adjunta de loja e, em 2015, passou a Gerente. Além do PGGL, ao longo deste percurso fez várias formações, entre as quais destaca as de “Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Recursos Humanos e Liderança” – “formações de variadíssimas áreas que são de extrema importância para a nossa função”, afirma.
Ana Brás considera que “todos os momentos são desafiantes, mas abrir uma loja nova (…) vai ser um grande desafio na minha carreira profissional e um grande privilégio”.
Ana Brás dá Vida à Melhor Comida “com as melhores pessoas a vender comida, com os melhores produtos e os mais frescos, com alegria e motivação todos os dias”.
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