JERÓNIMO MARTINS: HÁ 225 ANOS A CONSTRUIR O FUTURO

Novo Centro de Distribuição de Alfena foi o palco escolhido para a comemoração dos 225 anos do Grupo Jerónimo Martins.

No dia 27 de Setembro, o Grupo Jerónimo Martins assinalou a passagem do seu 225.º aniversário com a inauguração oficial do Centro de Distribuição de Alfena.

Em 1792, chegou a Lisboa um jovem empreendedor chamado Jerónimo Martins, que abriu uma modesta loja no Chiado. Quase dois séculos e meio depois, transformou-se numa multinacional com mais de 100 mil Colaboradores. No passado dia 27 de Setembro sopraram-se as 225 velas, que representam a história de várias gerações. Hoje, o Grupo Jerónimo Martins é o 19.º maior retalhista na Zona Euro e ocupa a 64.ª posição no ranking mundial do retalho. “Uma marca com personalidade, porque sabe o que quer, sabe onde chegar e está disposta a arriscar”, afirmou o Presidente do Grupo, Pedro Soares dos Santos. O primeiro-ministro, António Costa, presidiu à cerimónia de comemoração do aniversário em Alfena e destacou a importância do Grupo Jerónimo Martins: “São 225 anos muito ricos e, de alguma forma, uma metáfora da história do país.” Desde cedo que a Companhia trabalha com o objectivo de levar as melhores soluções alimentares à mesa de milhões de pessoas em Portugal, Polónia e Colômbia. O primeiro-ministro considerou que o seu crescimento é “uma reedição de Fernando Pessoa, porque a Jerónimo Martins não se limitou a reeditar-se em polaco ou em castelhano da Colômbia”. E reforça: “Na verdade, criou heterónimos com personalidades próprias, através da Biedronka e da Ara, que lhe deram autenticidade.”

Sara Miranda

Chief Communications & Corporate Responsibility Officer do Grupo Jerónimo Martins

Por que razão se decidiu mudar a identidade corporativa do Grupo Jerónimo Martins?
A anterior identidade foi desenhada em 2003. Passados 14 anos, somos um Grupo multinacional, focado no negócio alimentar e determinado em continuar a crescer. A nossa identidade visual já não reflectia a verdade da nossa marca. A celebração dos 225 anos reforçou a oportunidade para a mudança.

Quem foi a agência responsável pela nova identidade do Grupo?

A agência escolhida foi a inglesa The Partners. Foi lançado um convite a quatro agências, duas a operarem em Portugal e duas em Inglaterra. Em comum, o requisito de nunca terem trabalhado uma marca do universo Jerónimo Martins. A proposta da The Partners foi considerada a que melhor conseguiu equilibrar tradição e modernidade, passado e futuro.

O que pretende reflectir o novo logótipo?

Tem uma tipografia forte e distintiva que combina uma certa herança que nos vem da história com o foco no futuro e no crescimento, através do trabalho gráfico sobre o acento na letra “o”. A paleta de cores vibrantes que pode assumir é inspirada na diversidade do mundo alimentar e também nas tonalidades que a luz assume nas várias fases do dia e nos diferentes países onde o nosso Grupo tem negócios. Acreditamos que temos agora uma marca distintiva e com o impacto necessário para acompanhar o Grupo nos próximos anos.