UM MILHÃO E MEIO de peregrinos, de mais de 180 países, responderam à chamada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 para se encontrarem com o Papa Francisco em Lisboa e Fátima. Um convite a uma geração determinada a construir um mundo mais justo e solidário.
Entre lágrimas, sorrisos, orações e cânticos, a capital viveu dias de emoção junto dos dois palcos montados de propósito para o evento na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, e no Campo da Graça, no Parque Tejo. Belém, Algés e Fátima fizeram também parte da rota seguida por fiéis de todas as idades, que não perderam a oportunidade, para a maioria única, de ver o Santo Padre de perto.
PRESENTE DESDE O PRIMEIRO DIA
Os voluntários do Grupo Jerónimo Martins viveram com entusiasmo estes dias, em que
o contributo de todos os envolvidos foi fundamental para o sucesso da Jornada
Foi com orgulho que o Pingo Doce se juntou à JMJ como parceiro fundador e alimentar oficial desta celebração, levando aos peregrinos água e comida de qualidade, incluindo Menus Especiais e um kit de Acolhimento, distribuído aos mais de 400 mil inscritos.
Foram momentos únicos, vividos com entusiasmo e grande emoção por todos os envolvidos. Da área financeira ao marketing e recrutamento, cozinhas centrais e logística, da segurança e higiene no trabalho ao digital, todos apoiaram as cerca de 130 lojas Pingo Doce no terreno, na Grande Lisboa e Centro, algumas reforçadas com tendas Meal Solutions, mais pessoas nas equipas e horários alargados, garantindo assim uma maior capacidade de produção e de distribuição.
Foi a partir das tendas, montadas na Avenida da Liberdade, Terreiro do Paço, Passeio Marítimo de Algés e Parque Tejo, que os voluntários do Grupo distribuíram os kits aos peregrinos. De acordo com Óscar Costa, Diretor Meal Solutions, “organizámo-nos internamente e fizemos uma estimativa da produção. Com base nos números, reforçámos as nossas equipas e contemplámos a matéria-prima necessária”.
Sara Carvalho, Diretora de Recursos Humanos Meal Solutions, destaca o empenho das pessoas: “Não há ninguém mais embaixador da nossa camisola do que cada um dos nossos colaboradores. Foi indescritível poder ver o enorme espírito de ajuda de todos.”
A resposta das lojas a esta megaoperação só foi possível também com o esforço adicional na logística. Segundo Júlio Tímula, Diretor de Logística Centro, a Jornada “começou a ser preparada com três meses de antecedência”, para assegurar desde os stocks à logística de transporte. Em carta aberta a todos o colaboradores e voluntários que, mais uma vez, deram vida à melhor comida, Isabel Pinto, Diretora-Geral do Pingo Doce, e Pedro Soares dos Santos, Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, agradecem a contribuição e o esforço de todos: “Fomos capazes de acreditar e de fazer acontecer, soubemos acolher com hospitalidade, fomos mais equipa do que nunca.”

A equipa de enfermagem do Grupo Jerónimo Martins deu apoio permanente à loja do Parque das Nações Norte, aberta durante 24 horas entre 4 e 5 de agosto
Jornada de alegria, paixão e generosidade

Ao assumir a função de Diretora de Acolhimento e Voluntariado na JMJ 2023, Margarida Manaia, Diretora de Recursos Humanos Portugal do Grupo, abraçou a missão de coordenar milhares de voluntários vindos de todo o mundo.
A aventura, vivida com entusiasmo e emoção, teve início em 2019, quando ocupava o cargo de Diretora de Recursos Humanos do Pingo Doce, no entanto, durante os últimos dois anos dedicou-se integralmente ao projeto: “A Jornada é alimentada pela alegria e pela generosidade das pessoas que dela fazem parte. É comovente ver a entrega de todos os voluntários. Acho que aprendi com isso. Ficou em mim o desejo de viver a vida com a mesma alegria e intensidade, sempre apaixonada por aquilo que faço.”
Familiares reforçam lojas
Tia e sobrinha foram, durante duas semanas, colegas de trabalho. Foi para
ambas uma experiência diferente e gratificante
O RECRUTAMENTO para reforçar as equipas de loja na semana do grande evento foi pensado ao pormenor e com 11 meses de antecedência. Após um levantamento do número de lojas (quase 80) mais próximas dos locais da Jornada e das necessidades para fazer face ao aumento do fluxo de clientes, a receita encontrada já tinha feito sucesso em outras alturas de picos de afluência.
“Convidámos os familiares dos nossos colaboradores para fazerem parte das nossas equipas de forma temporária. Ao todo, foram cerca de 220 pessoas”, explica Ana Ribeiro Soares, Diretora de Recrutamento do Pingo Doce.
Foi o que aconteceu, por exemplo, na loja de Fátima-EN. Quando Susana Tavares teve conhecimento da campanha, desafiou a sobrinha Sara a candidatar-se a esta experiência. “Foi importante para ela conhecer a Companhia e a nossa forma de trabalhar. Para nós, foi uma preciosa ajuda no atendimento ao cliente”, adianta a Operadora de Livre-Serviço.
Sara Tavares, uma estudante de 19 anos, gosta de experimentar coisas novas, e este trabalho de duas semanas veio a calhar, até porque estava de férias. “Estive sobretudo na reposição de mercadoria e algumas vezes na caixa. Não tinha noção do trabalho que era e das dificuldades que surgem neste mundo do retalho. Foi muito giro, iria outra vez.”
Catarina Neves
Gerente do Pingo Doce de Fátima-EN
“Estivemos abertos das 7h00 à meia-noite. O reforço dos familiares foi importante. Correu tudo muito bem, os grupos eram muito simpáticos e disponíveis. Todo o ambiente era muito emotivo. Quando vejo muita gente junta por uma boa causa, sinto uma energia muito grande.”
Catarina Santos
Gerente do Pingo Doce do Parque das Nações-Norte
“O Papa Francisco passou mesmo à frente da nossa porta, foi muito emotivo. Com a loja aberta 24 horas na noite de 4 para 5 de agosto, todos ajudaram no que podiam, desde as equipas de loja, às equipas médicas e até Diretores. Estávamos com uma grande expectativa, porque nunca tínhamos tido um evento tão grande na proximidade, mas tudo acabou por correr muito bem.”
Nas outras Companhias
Recheio, JMA e Jeronymo também responderam à chamada e participaram ativamente.
Os cafés Jeronymo serviram aos peregrinos cerca de 12 mil refeições com menu completo
FORAM DIAS intensos, de muita azáfama e compromisso para todas as Companhias do Grupo. O Recheio viu também a sua atividade incrementada. Para reforçar a estrutura das lojas mais impactadas pela Jornada, e à semelhança do Pingo Doce, lançou uma campanha de recrutamento interno a familiares e amigos dos colaboradores. Além disso, muitos deles quiseram participar como voluntários nas lojas Pingo Doce. Também as pessoas da Jerónimo Martins Agro-Alimentar se juntaram à festa da juventude, oferecendo o seu trabalho como voluntárias, e as lojas Jeronymo serviram milhares de refeições.
Voluntários: o exemplo vivo de que “contamos uns com os outros”
Muitos foram os colaboradores, de todas as áreas do Grupo, que se voluntariaram para participar, com orgulho e sentido de missão, nesta JMJ. O que eles dizem.
Marísia Giorgi, Diretora de Recursos Humanos: “Nada melhor do que termos os nossos connosco, por isso lançámos o desafio aos familiares dos nossos colaboradores.”
Durante a Jornada, também a equipa da Jerónimo Martins Agro-Alimentar vestiu, “com
muito orgulho”, a camisola do Pingo Doce.
Catarina Holstein, Head Leadership School: “É maravilhoso fazer parte da Jornada Mundial da Juventude, que acolheu pessoas de todo o mundo.”
Daniel Vieira, Head Customer Intelligence & Analytics: “Para mim, fazer parte deste evento é algo enriquecedor, que permite dar o meu contributo a esta causa.”
Francisco de Almeida, Diretor de Inovação e Digital: “Juntei-me à Jornada para participar naquele que é um evento único e que a mim me toca bastante.”
Alexandra Portugal, Diretora de Marketing Meal Solutions: “É uma satisfação enorme para nós fazer parte deste evento tão especial. Não podíamos ficar de fora.”

Idalécio Carvalho, Assistente do Serviço de Apoio ao Cliente: “Candidatei-me a esta Jornada porque é uma forma de ajudar ao êxito da missão.”
Teresa Saraiva, Diretora de Group Controller and M&A: “A Jornada da Juventude é uma iniciativa muito gira, que o Grupo abraçou de uma forma incrível.”
Tiago Gonçalves, Coordenador de Recrutamento do Recheio: “As iniciativas do Recheio resultaram espetaculares.”
João Camacho de Oliveira, Coordenador de Serviços Médicos: “É uma boa oportunidade para fortalecer os laços.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112