Costuma dizer–se que é nosmomentos menos bons que sabemos verdadeiramente aqueles com quem podemos contar. E se o Grupo Jerónimo Martins faz questão de manter a bandeira da responsabilidade social sempre hasteada, a verdade é que, em momentos mais difíceis como aquele que atravessamos por conta da pandemia de Covid-19, não tem poupado esforços para mostrar ao país o seu ADN solidário. Nos mais diversos quadrantes, envolvendo diferentes áreas, ao longo do último ano foram implementadas várias iniciativas com vista a apoiar aqueles que têm sido mais afectados pelos desafios provocados pela conjuntura.
Unidos Pela Restauração
A mais recente acção destinou-se ao sector da restauração, que viu o seu negócio substancialmente afectado pelas medidas de saúde pública implementadas. Numa iniciativa conjunta e inédita, o Pingo Doce e o Recheio juntaram-se para fazer nascer a campanha “Unidos pela Restauração”, que visou mobilizar o país em prol da recuperação deste sector, apoiando-o com 2 milhões de euros. Partindo do mote “Unidos vamos apoiar a restauração”, a iniciativa, cuja primeira fase decorreu entre 20 e 25 de Abril, acompanhando a reabertura destes estabelecimentos, consistiu na distribuição de 400 mil vales de 5 euros. Estes vales, rebatíveis em compras no Recheio até 30 de Setembro, foram entregues aos Clientes das Lojas Pingo Doce com compras em valor igual ou superior a 50 euros, que os têm oferecido aos cafés e restaurantes que desejam apoiar. Para Maria João Coelho, Directora de Marketing do Pingo Doce, foi com muito orgulho que o Pingo Doce foi um dos promotores desta iniciativa. “Sabíamos que juntamente com o Recheio podíamos fazer a diferença e que o Pingo Doce tinha um papel importante, não só na distribuição dos vales como também na forma como podia chegar a todo o país, a milhares de famílias portuguesas para que as pessoas pudessem fazer a sua parte e participar, num momento que exige a participação de todos”, assinala a Directora, destacando ainda a conjugação de esforços das duas Companhias do Grupo Jerónimo Martins.

Além de ficar para a história como uma iniciativa que contribuiu para “unir Portugal em torno desta causa”, de acordo com Vanessa Silva, Directora de Marketing do Recheio, esta campanha destaca-se, igualmente, pelo seu “enorme impacto, ao nível interno”. “Do ponto de vista corporativo, além do grande prazer em podermos participar numa acção desta envergadura, fica a capacidade que tivemos de conseguir um alinhamento dos vários departamentos da Companhia envolvidos para montar esta campanha em tempo recorde, com um espírito de equipa inacreditável”, salienta.

Um ponto de vista partilhado por Luís Ferreira, Director do Recheio MasterChef, que enaltece o “grande sentimento de orgulho demonstrado pelos Colaboradores da Companhia ao terem ajudado a desenvolver e participado nesta campanha”. “Houve um trabalho de equipa excepcional dentro do Grupo para que fosse possível lançar esta iniciativa, que é muito mais solidária do que comercial”, sublinha, sem esquecer “a grande satisfação, por parte dos Clientes, em termos tomado esta medida direccionada ao sector da restauração”.


Cuidar de quem cuida
Com este propósito em mente, uma das preocupações primordiais foi estar ao lado, desde a primeira hora, de quem nos protege: os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19. Deste modo, o Pingo Doce lançou um programa de apoio aos hospitais, através do qual assegura entregas semanais de bens alimentares essenciais, como fruta fresca, água, leite, bolachas e sumos destinados às equipas destas unidades. Procurando facilitar momentos de refeições ligeiras aos profissionais de saúde, esta iniciativa já ofereceu, até à data, mais de 80 toneladas de bens alimentares a 41 unidades públicas de saúde, de norte a sul do país. Os artigos foram criteriosamente seleccionados pela equipa de Marca Própria do Pingo Doce, tendo por base os pedidos recebidos por parte dos hospitais. Paralelamente, e porque nunca é demais reconhecer a coragem, sentido de missão e solidariedade demonstrados pelos profissionais de saúde neste combate sem precedentes, os Colaboradores do Pingo Doce enviaram ainda, através da página de Facebook da Companhia, mensagens de apoio e agradecimento às equipas hospitalares “por nunca perderem a força e continuarem a cuidar de nós”.
Fazer mais pelos séniores com o Programa Clientes 70+
Auxiliar quem se deve manter em confinamento a continuar a realizar as suas compras foi uma das premissas do programa Clientes 70+, ao abrigo do qual Colaboradores do Grupo se voluntariaram para entregar as compras aos Clientes do Pingo Doce com 70 ou mais anos que, por diversas razões, não dispunham de ajuda para adquirir os produtos de que necessitavam. Coordenado pela Provedoria do Cliente, este projecto dispôs-se a conciliar os vários pedidos de ajuda decorrentes do isolamento e confinamento obrigatório para os grupos de risco, nomeadamente os mais idosos, com a vocação solidária dos Colaboradores.
No espaço de um ano, 182 voluntários do Pingo Doce realizaram 1685 entregas ao domicílio a 319 Clientes, levando-lhes mais de 44 mil produtos. No Natal, os beneficiários desta iniciativa tiveram ainda direito a um mimo especial: a oferta de um bolo-rei.

Edição 114
Edição 113
Edição 112