JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR

Com mais de dois séculos de história, sabemos que só respeitando os recursos naturais e a qualidade de vida das gerações presentes poderemos garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Uma missão de responsabilidade em que todos os colaboradores são convocados para, com pequenos gestos, ajudarem a construir um futuro melhor para todos

Promover a saúde pela alimentação, respeitar o ambiente, comprar com responsabilidade, apoiar as comunidades envolventes e ser um empregador de referência. As mais de 100 mil pessoas do Grupo Jerónimo Martins trabalham todos os dias para que estas linhas de acção funcionem de forma sustentada numa grande casa onde a robustez dos alicerces depende do empenho de todos. Seja a desenvolver produtos com menos sal, gordura ou açúcar, a reduzir as distâncias percorridas pelos produtos desde a origem até às Lojas, seleccionando os melhores fornecedores locais, a separar alimentos para doação ou a fomentar o trabalho em equipa.

Sara Miranda

Directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativas

Winston Churchill dizia que “o preço da grandeza é a responsabilidade”. E a responsabilidade – a que estão sujeitos indivíduos e também empresas, governos e instituições em geral – é a obrigação de respondermos pelas nossas acções e comportamentos ou por algo que nos foi confiado. No fundo, ser responsável é saber que se tem de prestar contas. No caso das empresas, essa prestação de contas faz-se perante as autoridades, os accionistas, os colaboradores, os consumidores e todas as partes interessadas. Como líderes da distribuição alimentar em Portugal e na Polónia, no Grupo Jerónimo Martins sabemos bem que a única forma de estarmos verdadeiramente à altura de quem confia em nós é levarmos muito a sério as nossas responsabilidades. Isto é especialmente verdade quando estão em causa negócios como o nosso, que são fortemente dependentes dos recursos naturais, das pessoas, e que têm um impacto directo e muito real na qualidade de vida das populações.

Não são indiferentes as escolhas que fazemos sobre o perfil dos produtos que desenvolvemos nos nossos programas de Marcas Próprias; não é indiferente onde compramos o que comercializamos nas nossas Lojas nem os processos produtivos utilizados; não é indiferente se procuramos ou não reduzir os nossos consumos de energia, água e materiais, por forma a conduzirmos os nossos negócios para o crescimento enquanto respeitamos o planeta, que é de todos. E certamente que importa, e muito, o tipo de empregador que somos, o modo como valorizamos as nossas pessoas e também a proximidade que cultivamos com as comunidades e grupos mais frágeis da população nas zonas envolventes das nossas Lojas e centros de distribuição. Na realidade, para o bem e para o mal, tudo o que fazemos conta. Por isso devemos empenhar- -nos todos os dias em ser tão responsáveis, a todos os níveis, quanto conseguirmos ser, em decidir o melhor que soubermos e pudermos. No fundo, em não nos pouparmos a esforços para fazer do nosso Grupo, cada vez mais, uma força motriz da mudança positiva que queremos ver no mundo.