Ao contrário de outras das suas congéneres da região, em Lagos a arquitectura típica algarvia ainda se mantém intacta, como
se constata num simples passeio pela extensa zona pedonal do centro histórico. Foi a partir do século XV que a urbe ganharia um lugar de destaque na história universal, como um dos pontos centrais da epopeia dos Descobrimentos, quando chegou a ser a capital do então denominado Reino do Algarve.
Uma memória constantemente recordada na Avenida dos Descobrimentos, a sempre muito movimentada marginal ribeirinha, que se prolonga ao longo da foz da Ribeira de Bensafrim até à Marina de Lagos. Aqui podem visitar- -se alguns dos muitos locais que remetem para a época de ouro dos Descobrimentos, como o Museu de Cera ou a réplica da caravela Boa Esperança, ali ancorada. Outro ponto nevrálgico da cidade é a Praça Gil Eanes, no meio da qual se ergue uma singular estátua de D. Sebastião, o rei que elevou Lagos a capital do Algarve, da autoria do famoso escultor João Cutileiro.
A praça é uma das principais portas de entrada no centro histórico, sendo obrigatório um passeio demorado pela Rua Garrett, a Praça Luís de Camões ou a Rua 25 de Abril, onde se pode visitar a Igreja de Santo António. Continuando a caminhar em direcção ao mar, chega-se à Praça Infante D. Henrique, onde ficam situadas algumas das maiores atracções da cidade, como a Igreja de Santa Maria, o Núcleo Museológico Rota da Escravatura, a muralha de Lagos, o Castelo dos Governadores ou o icónico Forte do Pau da Bandeira. À volta de tudo isto, muitos restaurantes, para todos os gostos e bolsas, onde sobressaem o
peixe e o marisco, os ingredientes centrais da gastronomia mais típica da cidade, feita de pitéus como carapaus alimados, biqueirões avinagrados ou xarém com conquilhas.

Areais a perder de vista
As praias recuperam todo um imaginário colectivo do Algarve como um paraíso balnear que, por aqui, teima em manter-se intacto. Como acontece na do Porto de Mós, um extenso areal protegido por altas arribas, de onde se avista toda a linha de costa até Sagres. A Praia do Camilo, situada na estrada para o farol da Ponta da Piedade, é famosa pela escadaria com cerca de 200 degraus, que é necessário vencer para chegar ao areal. A mais conhecida é, porém, a Meia Praia, que se prolonga por mais de quatro quilómetros, desde a ria de Alvor até ao molhe da Ribeira de Bensafrim, junto à marina de Lagos.


Edição 114
Edição 113
Edição 112