Nunca gostou de estar muito tempo na mesma actividade e por isso abraçou sempre com alma e coração todos os desafios profissionais. Aos 63 anos, o Director de Franchising já fala em aposentação, mas não sem antes tentar levar a sua missão até ao fim: cumprir a meta traçada pelo Grupo Jerónimo Martins de abrir 50 Lojas Pingo Doce, até 2020, em regime de parceria de negócios. Para o conseguir, e porque força de vontade não lhe falta, conta com uma equipa de oito pessoas, “pequena, mas espectacular”, como ele próprio a define, que lidera na base da partilha e da confiança. “Gerir equipas é fácil. Primeiro, temos de confiar, depois, apoiar e fazer entender que só alcançamos os objectivos se formos um só. Ninguém consegue fazer nada sozinho”, afirma Carlos Araújo, para quem a partilha de conhecimentos e experiências é outro factor crítico do sucesso do trabalho colaborativo. Obstinado, directo e também muito focado – nas pessoas, no negócio e na resolução de problemas –, o seu lado humano leva-o, no entanto, a assumir as suas fraquezas sem pestanejar: “Também tenho os meus receios, passo muitas noites sem dormir.”
SEMPRE EM EVOLUÇÃO
Formado em Engenharia Agrícola, Carlos Araújo enveredou, em 1989, pelo Retalho e Distribuição, onde entrou pela porta do Feira Nova de Braga. Quando esta cadeia de supermercados foi adquirida pelo Grupo Jerónimo Martins, em 1993, o então Gerente do Departamento de Perecíveis ainda se manteve algum tempo na função, mas depressa surgiu a oportunidade de se tornar Director daquele Híper. Três anos depois, avançou para Lisboa, como Director de Sourcing de Perecíveis. Passou ainda pelo Centro de Distribuição da Azambuja até regressar ao Norte, como Director Regional. Hoje tem uma visão global do país enquanto Director de Franchising do Pingo Doce, uma vez que este departamento tem actualmente 33 Lojas sob a sua alçada, espalhadas de norte a sul de Portugal.
A OPINIÃO DA EQUIPA
Cláudia Gonçalves
District Manager do Franchising
“O grande sucesso do Franchising está no nosso líder. Tem um grande conhecimento das operações e transmite muita confiança, a nós e aos aderentes. Dá-nos muita autonomia.”
BOGDAN BODYANCHUK
District Manager do Franchising
“O nosso Director não é um chefe, é um líder. Além disso, é uma pessoa frontal e muito coerente nas suas decisões. Trabalhamos como um todo, com grande espírito de entreajuda.”
AVELINO SOUSA
District Manager do Franchising
“É uma pessoa de personalidade forte, que manda e comanda, mas de uma forma muito afirmativa. Está sempre disponível e tem a capacidade de nos ouvir em todos os momentos.”
BERNARDO SANTOS SILVA
Responsável de Marketing do Franchising
“É óptimo trabalhar com o nosso Director, pois discutimos saudavelmente todas as questões, tomamos decisões em conjunto, e tem a grande qualidade de ser uma pessoa muito humana.”
HÉLDER PEREIRA
Responsável pela Área Financeira do Franchising
“Todos nós absorvemos a experiência que o engenheiro Carlos Araújo tem de muitos anos de gestão de projectos, o que é muito bom. Temos uma relação de grande proximidade.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112
