Ainda se lembra bem do dia em que, numa das Lojas que geria enquanto District Manager da região centro algarvia, foi ajudar uma das responsáveis da Peixaria a cortar “um atum com mais de 50 quilos”. Pedro Guerreiro, que tem sob a sua alçada nove Lojas Pingo Doce, percebeu, ainda como Gerente de Loja, “que as pessoas valorizam muito quando as ajudamos”, o que acabou por comprovar na sua função actual.
Veio para o Algarve ainda jovem, para estudar e viver com um irmão. Um dia, ao passar por uma Loja Modelo, em Faro, onde residia com o irmão mais velho, viu um anúncio de emprego e entrou. A experiência de trabalho de férias de Verão num talho do tio garantiu-lhe entrada como Cortador. Quando as Lojas Modelo foram adquiridas pelo Grupo Jerónimo Martins, passou a Responsável da Secção de Talho e pouco tempo depois foi convidado a frequentar uma formação para Gestão de Loja. “Na altura, aprendíamos muito pelo exemplo, e não tanto através de uma formação mais estruturada, como acontece agora. E nesse sentido tive mestres muito bons”, sublinha. Pelo caminho ficou a licenciatura em Turismo, mas não se arrepende da decisão. “Tinha 20 e poucos anos” quando foi convidado a gerir a primeira Loja, em Évora, no ano de 1997.
Devido à diferença de idades em relação à maioria da equipa, então mais velha, Pedro aprendeu, desde logo, que “tinha de dar o exemplo para ser respeitado”. Uma máxima que, aliás, ainda pratica enquanto District Manager, como recorda Célia Reis, Gerente da Loja do Mar Shopping, em Loulé. Elogia-lhe “a disponibilidade”, mas também “a autonomia e liberdade de acção” que concede a quem com ele trabalha. Maria Calçoa, a Gerente-Adjunta, lembra até uma ocasião em que a Loja ia receber uma visita importante e Pedro acompanhou todo o processo da preparação da Loja. “Podia simplesmente ter dito que o fizéssemos, mas esteve connosco até ao fim.” Ou, como refere a Secretária da mesma Loja, Cláudia Leal, “além de se preocupar com o negócio, preocupa-se também muito com a equipa”.
Pedro Guerreiro diz que saber fazer é uma vantagem competitiva enquanto gestor
GERIR PESSOAS
Em 2005, depois de um interregno de cinco anos, regressou ao Pingo Doce como Gerente da Loja de Estremoz. E oito meses depois regressava ao Algarve, para gerir a Loja de Tavira. “Foram anos duros”, recorda, mas coroados com uma promoção para a função que actualmente, e desde há 10 anos, desempenha. “Senti o que era a meritocracia. Podia parecer que estava ali esquecido, mas repararam em mim”, salienta com orgulho. Sobre as suas funções, diz apenas que é “um gestor de produtos em todas as vertentes, mas especialmente de pessoas”, sejam elas Clientes, fornecedores, Colaboradores ou colegas. “Esse é que é o desafio”, sustenta Pedro, para quem “uma má pessoa nunca pode ser um bom líder”.
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