LIDERAR PELO EXEMPLO

Aos 42 anos, a District Manager do Pingo Doce Lúcia Neri diz que só conhece uma forma de liderar, que é através do exemplo: o seu. Por isso gosta de meter mãos à obra juntamente com os Colaboradores.

Nas Lojas, Lúcia Neri gosta de meter mãos à obra: “Faço tudo com os Colaboradores”

Se tudo corresse como o planeado, hoje Lúcia Neri estaria a dar aulas de Português e Inglês. Mas o destino trocou-lhe as voltas. Enquanto estudante universitária, começou a fazer um part-time como Operadora de Caixa no Pingo Doce de Viseu – Mendonça, para ajudar a suportar as despesas. No ano 2000, quando acabou o curso e se preparava para fazer o estágio, foi “desafiada” para concorrer a Gerente de Loja. “Por um lado, eu queria leccionar, mas também sabia que havia muito desemprego entre os professores, e depois surgiu o convite para iniciar uma carreira na Companhia e tive de tomar a decisão que marcou a minha vida”, recorda Lúcia. Optou pelo Pingo Doce e nunca se arrependeu. Nos últimos 20 anos exerceu múltiplas funções na Companhia, mas nunca abdicou de viver em Viseu. O marido e os filhos Diogo, de 16 anos, e Rodrigo, de 12, já se habituaram às viagens diárias da mãe entre o trabalho e casa. Lúcia, que é responsável por seis Lojas em Gaia, diz que só conhece uma forma de liderar: através do exemplo. “Eu gosto de meter mãos à obra, faço tudo com os Colaboradores, e isso permite saber realmente o que implica realizar cada tarefa”, frisa. E nas Lojas todos lhe reconhecem a capacidade de realizar qualquer tarefa e os conhecimentos que possui sobre áreas tão diversas como “fazer uma montra”, “repor produtos” e “gerir pessoas”. Esta forma de trabalhar é admirada e reconhecida por quem trabalha com Lúcia, uma mulher fisicamente “magra e baixinha”, mas que afirma nunca ter necessitado “de levantar a voz” para se fazer ouvir. “Conheço toda a gente que trabalha comigo. Sei quem são, o que fazem, como está a família, e, genuinamente, importo-me muito com as pessoas.” As viagens entre Viseu e o Porto são aproveitadas para “planear acções, fazer balanços e falar ao telefone com Colaboradores sobre questões relacionadas com o dia-a-dia das Lojas”. “Um líder tem de ajudar os Gerentes de Loja a sentir orgulho em abrir a porta todos os dias, e eu faço questão que isso aconteça”, explica a District Manager.

ALICE FARIA

Responsável da Secção de Peixaria

“Os meus avós eram pescadores e sempre lidei com peixe. A Lúcia percebeu esta paixão e admiro nela a enorme capacidade que tem para perceber as pessoas e ver onde é que eles se sentem melhor a trabalhar, tendo em conta os valores da Companhia. O foco é sempre servir bem o Cliente.”

JORGE PEREIRA

Gerente de Loja em Coimbrões

“Tem um conhecimento muito grande de toda a operação. Como tem um carisma invulgar, é uma líder extraordinária. É muito determinada e está sempre disponível.”

SANDRA CARDOSO

Responsável da Secção de Talho

“Está sempre disponível e sempre pronta para ajudar e aconselhar. É verdadeiramente uma líder, que conhece todas as funções e mete mãos à obra a fazer qualquer trabalho. Não tem medo de nenhum trabalho e, para além de mostrar como se faz, também quer saber quanto custa e quanto tempo demora cada tarefa.”