“É UM PROJETO arrojado e os colaboradores merecem-no. A importância do Centro é melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que se sintam bem quando vêm trabalhar. Espero que esta ideia seja realmente útil.”
Foi com estas palavras que Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo, inaugurou, em 2021, o primeiro Centro de Prevenção e Reabilitação Física Jerónimo Martins no Polo Logístico da Azambuja. O projeto revela-se um verdadeiro sucesso e, dois anos depois, a ideia ganha vida também em Alfena.
Ambos os centros nascem da parceria com a prestigiada clínica António Gaspar, estão equipados com tecnologia de vanguarda e contam com os melhores profissionais na área da fisioterapia. O objetivo é prevenir e tratar lesões musculo-esqueléticas através do exercício físico e de fisioterapia, respetivamente. Entretanto, surge a fisioterapia infantil para os filhos dos colaboradores, bem como a terapia do sono, para intervir numa área também sensível, nomeadamente para quem trabalha por turnos.

A fisioterapia infantil e a educação física infantil para os filhos
dos colaboradores estão a ser muito valorizadas

As sessões de terapia do sono recorrem a um equipamento especial, têm o apoio dos fisioterapeutas da clínica António Gaspar e são a mais recente novidade para melhorar a qualidade do sono dos colaboradores
A estes serviços juntam-se outros, prestados pela equipa de Saúde e Bem-estar do Grupo – os cuidados de enfermagem, as consultas de Medicina do Trabalho, a Medicina Familiar, a Psicologia e a Pediatria.
“Este é mais um projeto que vem cimentar o trabalho que visa o bem-estar mental, social, físico e profissional de todos os que connosco trabalham”, afirma Cláudia Silveira, Head of Engagement and Wellbeing do Grupo Jerónimo Martins, na abertura do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alfena, em março.
BALANÇO POSITIVO
Na Azambuja, dois anos após a abertura, o balanço não podia ser mais positivo. “As coisas têm corrido muito bem”, revela Paulo Gomes, Responsável de Recursos Humanos da Região Centro.
“Temos muitos colaboradores a frequentar o ginásio e mais capacidade para resolvermos problemas musculares e articulares. Só em 2022, fizemos mais de 3500 sessões de fisioterapia que envolveram mais de 300 colaboradores, e no primeiro quadrimestre de 2023 já vamos com mais de 1300 sessões para cerca de 150 pessoas”, assinala.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Centro de Prevenção e Reabilitação Física da Azambuja registou cerca de 150 utentes e mais de 1300 sessões de fisioterapia
Com a ajuda da intervenção do Centro, as baixas médicas e as faltas ao trabalho diminuíram significativamente, traduzindo-se numa redução do absentismo de 10 para 7%. Por outro lado, o turnover é menor, isto é, “as pessoas sentem que investimos nelas, estão gratas e comprometidas connosco e querem continuar a trabalhar na Companhia. Tem sido uma grande mais-valia”, acrescenta Paulo Gomes.
Nestes dois anos de atividade, as valências do Centro da Azambuja, que também abrange as pessoas da logística de Vila Nova da Rainha e de Alcochete, não têm parado de aumentar.
A intenção é atuar não só na parte curativa como, e sobretudo, na prevenção.
“São cada vez mais as pessoas que vêm ao ginásio prevenir possíveis lesões ou às consultas de nutrição. Começa-se agora a verificar a razão da existência destes Centros de Prevenção. Há uma maior cultura de desporto, de cuidar da saúde”, remata o responsável, que se orgulha dos bons indicadores derivados da utilização deste espaço de saúde e bem-estar.
Ana Caria
Rececionista na Azambuja, atualmente em tratamento
“Iniciei a minha reabilitação no Centro e estou a notar muitas melhorias. Se não fosse este Centro, provavelmente deixaria
andar até aguentar, o que iria por certo piorar o meu problema.”
Carla Gomes
Rececionista na Azambuja, frequenta o ginásio
“Antes era difícil, para mim, frequentar um ginásio e desde que abriu o Centro comecei a ir duas a três vezes por semana. Sinto-me muito melhor comigo própria, física e mentalmente.
Dalila Vaz
Conferente de mercadoria na Azambuja, já esteve em reabilitação
“Comecei neste Centro a tratar um problema da coluna, fiquei bem, e depois dei um mau jeito ao ombro e logo procurei os fisioterapeutas para me ajudarem a resolver a dor, que passou. Fui muito bem atendida, foram impecáveis, ajudaram-me bastante.”
NORTE A CRESCER
Também em Alfena, o Centro de Prevenção e Reabilitação Física está a atender cada vez mais colaboradores. Logo no primeiro mês de funcionamento, foram realizadas 147 consultas de fisioterapia.
“Estamos a superar as expectativas”, afirma Patrícia Pereira, responsável pelos Recursos Humanos no Centro de Distribuição de Alfena. O ginásio abriu as portas em março deste ano e até ao dia 30 desse mês já tinham sido realizadas nove consultas de Fisiologia e decorrido 82 treinos livres.

Vítor Ferreira orgulha-se de ser o colaborador que mais utiliza o ginásio do Centro
de Prevenção e Reabilitação Física de Alfena, inaugurado em março último
Patrícia Pereira diz que o feedback para a área de prevenção e reabilitação é muito positivo.
“O serviço prestado pelos fisioterapeutas é de excelência e muito diferenciado daquele que os
colaboradores recebem no exterior”, acrescenta, revelando que também “a utilização do ginásio tem um impacto físico e mental muito positivo nos colaboradores”.
Quem frequenta o Centro e as suas múltiplas valências também não poupa elogios à nova estrutura, destacando a sua qualidade e o facto de ser um serviço totalmente gratuito.
Vera Lopes
In-Out em Alfena, atualmente em tratamento
“Já fiz fisioterapia no exterior e posso dizer que aqui trabalham muito melhor. Faço tratamentos que nunca tinha feito. Sinto-me muito melhor e quando tiver alta tenciono continuar a frequentar o ginásio.”
José Cunha
Caixeiro em Alfena, atualmente em tratamento
“Nunca tinha feito ginásio nem fisioterapia e agora faço pilates clínico. Por iniciativa própria, nunca iria para o ginásio, mas
como a empresa me permite, de forma gratuita, frequentar o espaço e me foi recomendado, faço ginástica e adoro.”
Vítor Ferreira
Supervisor In-Out em Alfena, frequenta o ginásio
“Agora consigo conjugar a vida laboral com o ginásio. Dizem-me que sou a pessoa que mais utiliza os equipamentos e isso
é um grande motivo de orgulho.”
Valências para colaboradores
Estes são os serviços que é possível encontrar nos Centros de Prevenção e Reabilitação Física Jerónimo Martins na Azambuja e em Alfena.
Serviços prestados pela área de Saúde e Bem-estar do Grupo:
- Medicina Curativa (AZ)
- Pediatria
- Nutrição infantil (AZ)
- Psicologia
- Cuidados de enfermagem
- Análises Clínicas
- Medicina do Trabalho
- Coaching (AZ)
- Rastreios
Serviços em parceria com a clínica António Gaspar:
- Ginásio
- Fisioterapia
- Fisioterapia infantil (AZ)
- Fisioterapia respiratória infantil
- Terapia do sono (AZ)
- Nutrição (AZ)
Edição 114
Edição 113
Edição 112