Vila Nova da Rainha tem cinco colaboradores muito especiais. Admilson Neto e Cleyton Tavares são dois deles. São surdos, mas apesar da sua condição, nada os impede de abraçar desafios como trabalhar no mundo da Logística. Ambos são Operadores de Armazém no Polo de Vila Nova da Rainha, onde entraram através do Programa Incluir. “Acreditamos que cada pessoa é diferente e que merece uma oportunidade, ser valorizada”, diz, convicta, Teresa Santos, responsável de Operações do Programa Incluir.
Com muitas pessoas, máquinas e mercadoria em movimento, o início parecia complicado, mas hoje, passados seis meses, e graças à metodologia de integração do Programa Incluir, Admilson e Cleyton dizem-se felizes e reconhecidos, até porque já estão numa nova fase de
progressão na carreira.

Cinco jovens formados no âmbito do Programa Incluir trouxeram uma nova vivência ao Polo de Vila Nova da Rainha
“Não nos limitamos à contratação”, afirma Cláudia Varela, Coordenadora Técnica do Programa Incluir. No Incluir é feito todo um trabalho mais profundo, que passa por perceber as necessidades, analisar perfis, tarefas e o impacto na operação. Também é preciso adaptar o posto
de trabalho, formar os candidatos e as equipas, inclusive, neste caso, em língua gestual portuguesa, uma vez que a comunicação é fundamental quer no uso das máquinas quer em questões de segurança.
“Fomos ao local, analisámos todas as tarefas possíveis e quais seriam as adequadas para que estes jovens as realizassem de modo autónomo e sem os colocar em situação de risco”, explica ainda a responsável. Depois, o acompanhamento contínuo, através não só da equipa técnica como do parceiro e de um tutor, faz o resto, para aferir se o processo de integração está a correr bem e se é ou não necessário fazer ajustes, ao mesmo tempo que se promove a evolução destes colaboradores. Entretanto, na plataforma online EducAcção já é possível aprender o alfabeto e expressões básicas de língua gestual portuguesa. Este curso está acessível a todos os colaboradores do Grupo interessados.

Em Vila Nova da Rainha, todos conhecem os colegas surdos e encontram formas de comunicar além da Língua Gestual
OPORTUNIDADES PARA TODOS
Pessoas com deficiência e/ou incapacidade, migrantes ou refugiados e pessoas em situação social de risco têm no Programa Incluir uma porta aberta para o mercado de trabalho e em toda a estrutura do Grupo, incluindo na Logística. “É uma prova em como, com o nosso trabalho e a excelente equipa técnica que temos, tudo é possível”, acrescenta Teresa Santos. Para ajudar no processo de empregabilidade de pessoas surdas, o Incluir conta com a parceria do Centro de Recursos da Casa Pia de Lisboa. Em conjunto, têm realizado um trabalho de cooperação, desde o processo de recrutamento e seleção até à formação e acompanhamento dos candidatos em todas as fases da inserção profissional.
“Sempre me senti muito apoiado”
Admilson Neto

“Fui muito bem acolhido por todas as equipas. A formação foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho de armazém que executo. Fui aprendendo, e hoje em dia já estou numa nova etapa, a fazer o picking. Mais um desafio que estou a conseguir ultrapassar e a aprender. A tutora Rosa tem-me apoiado muito. Penso que está a correr tudo bem. Para mim, foi muito importante esta oportunidade, sinto-me melhor e mais realizado. Espero que no futuro eu possa também ajudar a passar conhecimento.”
“Quero continuar a evoluir”
Cleyton Tavares

“O começo foi uma luta que com a formação se simplificou. Ao fim destes meses, penso que a minha integração foi boa e mais rápida do que tinha pensado. Hoje sinto-me perfeitamente adaptado. Considero importante que as pessoas surdas tenham igualdade de oportunidades,
para que se possam sentir bem e felizes. A minha ambição é continuar a aprender e a evoluir, para depois poder transmitir a outras pessoas. Queropartilhar tudo o que aprendi para transmitir a felicidade que sinto a outros.”
Cláudia Oliveira
Administrativa de Recursos Humanos
“O impacto da integração destes colaboradores nas equipas foi enorme, colocando todos perante uma realidade diferente da habitual. Abraçar este projeto foi muito bom, fez com que a equipa toda se mobilizasse para que se integrassem, percebendo que há pessoas diferentes mas que podem ser iguais e o valor que isto tem na comunidade. É muito gratificante.”
Pedro Silveira
Coordenador Técnico do Centro de Recursos da Casa Pia
“A parceria do Incluir com a Casa Pia é um projeto muito trabalhado por todas as partes envolvidas. A integração de uma pessoa surda num determinado contexto tem o seu método e esse método foi aplicado na Logística. Foram muitos os passos, incluindo a integração na equipa, a sensibilização da mesma, o processo de formação.
Envolveu-se toda a gente.”
Mais sobre O mundo da Logística Jerónimo Martins aqui:
Edição 114
Edição 113
Edição 112
















