O Grupo Jerónimo Martins desafiou o departamento de artes da Escola Secundária de São Lourenço, em Portalegre, para ilustrar a “mascote” da Terra Alegre: uma vaca decorativa, em tamanho real, de fibra de vidro, para ficar instalada em definitivo na entrada da Fábrica de Lacticínios.
Os alunos aderiram à iniciativa com diversas propostas de ilustração, tendo sido submetidas mais de 40 maquetas. Foi escolhida aquela que melhor correspondia ao desafio lançado – uma ilustração que tivesse Portalegre como tema e com recurso aos tons de verde com que a Fábrica está decorada. Durante a fase de desenvolvimento do seu projecto, Giovana Pinto, a aluna vencedora, confessa ter contado com uma preciosa ajuda: a da mãe, que passou diversas tardes a auxiliá-la.
A aluna referiu à imprensa local que ficou feliz e surpreendida quando soube que a sua proposta tinha sida a escolhida e que a decoração da vaca foi “um trabalho viciante”. Por seu lado, a professora Helena Nabais, que coordenou o projecto, considerou que foi uma excelente forma de “mostrar ao exterior que o que os alunos fazem nas escolas é aplicável e tem utilidade”.
Edição 114
Edição 113
Edição 112