Menos ruído, melhor vizinhança

O projeto pretende despertar a consciência de todos para o barulho nas lojas Pingo Doce. A formação em e-learning já está disponível para que todos possam adotar as melhores práticas

REDUZIR O RUÍDO provocado pela nossa operação, principalmente durante a noite, é  fundamental para sermos bem recebidos pelos nossos vizinhos. Através das operações, do serviço de Apoio ao Cliente ou da Provedoria, os vizinhos têm reportado a sua insatisfação e incómodo com o ruído relacionado com a entrada e a saída das viaturas das zonas de descarga, a movimentação dos porta-paletes, a abertura e fecho das portas, e/ou o tom de voz mais elevado dos colaboradores, entre outros. Com o mote “E se fosse eu o vizinho?”, a Provedoria do Cliente desafiou os diversos departamentos da Companhia a encontrar soluções para minimizar os ruídos da operação.

 

BONS VIZINHOS

Através de um programa de e-learning desenhado pela Escola de Formação Jerónimo Martins (EFJM) são sugeridas seis boas práticas para os colaboradores de loja – como falar baixo ou evitar bater com as portas – e seis para motoristas – como não buzinar e fazer travagens bruscas ou acelerações.

Ana Cláudia Gomes, responsável pela Formação Operacional da EFJM, salienta a  importância da participação de todos neste projeto, uma vez que cerca de 80% das lojas Pingo Doce têm atualmente reposição noturna.

Ana Cláudia Gomes, da EFJM, faz um balanço muito positivo dos primeiros meses do projeto

 

Sabendo que a adaptação de comportamentos é crucial mas não suficiente, o projeto estendeu-se também a departamentos como a Logística, a Técnica ou a Segurança no trabalho, de forma a serem implementadas outras alterações nas lojas e nas viaturas de transporte, com vista a minimizar o ruído. A alteração do piso dos locais de descarga e dos porta-cargas ou a colocação de rodas especiais nos porta-paletes, são exemplos de ajustes técnicos que têm feito toda a diferença na operação.

Além da formação dos colaboradores, o projeto envolve diversas equipas com
vista a encontrar soluções mais silenciosas para pisos e equipamentos

 

No início do projeto, foi também criado, pela EFJM, um “Pelotão de Boa Vizinhança” com equipas da estrutura central que, ao longo de duas semanas, visitaram mais de 90 lojas com o objetivo de fazer esta sensibilização junto das equipas noturnas, de forma mais personalizada, mas também para ouvir as suas preocupações e dificuldades.

O balanço dos primeiros meses deste projeto é muito positivo e, desde o seu lançamento, já foram formadas mais de 500 pessoas. O projeto continuará “sempre”. Porque, afinal, ser bom vizinho é uma missão de todos.

Sara Maia

Provedora do Cliente

“Acreditamos que a adoção de boas práticas pelas equipas de loja e motoristas ajudará a prevenir e a controlar a poluição sonora e a ampliar a consciência dos colaboradores para promover a boa vizinhança e para saber como atuar em caso de reclamação.”

Mauro Coelho

Gestor Regional de Transportes – Logística

“Nos camiões e nas lojas têm sido feitas adaptações para reduzir o barulho, como os porta-paletes com rodas diferentes, piso novo na zona das descargas, lubrificação mais regular das plataformas, entre outras, o que é muito importante para atingirmos o objetivo.”

Frederico Borges

Operador de Serviço Reposição

“Com os novos procedimentos acredito que vamos melhorar. Coisas simples como manter as portas abertas ao descarregar e não falar alto vão reduzir o ruído.”

Vê como podes ser bom um bom vizinho acedendo aqui à plataforma EducAcção.