Não é preciso dar a volta ao mundo – ou melhor, à Europa do Centro e do Norte – para sentir o frio aconchegante dos mercados de Natal que – mais ou menos aportuguesados – já vão fazendo tradição cá dentro. Mas não se pode falar de mercados de Natal sem referir a Alemanha. Diz-se que foi neste país da Europa Central que surgiu esta tradição, na Idade Média. Em 2013, foram contabilizados 1450 mercados do género espalhados pelo país, que são visitados por 85 milhões de pessoas todos os anos. Ali ao lado, na Alsácia, a cidade de Estrasburgo assume-se como “capital do Natal” e surge sempre nos primeiros lugares das tabelas dos “melhores mercados de Natal”. Mas o mercado de Natal da Madeira, apesar de recente, também já surge nessas listas. Os primeiros mercados eram dedicados a todo o tipo de utilidades para casa, já que a população precisava de suprimentos, roupas quentes e especiarias para o frio, mas com o passar do tempo foram chegando às bancadas as decorações e os presentes, a gastronomia, as bugigangas e o artesanato. Por cá, por vezes assumem o carácter de feira, a que se juntam algumas diversões para a família.
Há um pouco por todo o lado e para muitos gostos. Óbidos é a “terra do Natal” por excelência, mas outros certames têm vindo a ganhar terreno. Na Madeira, há uma festa para celebrar o Mercado dos Lavradores e leva milhares às ruas do Funchal no dia 23 de Dezembro. Traga o seu copo de vinho quente ou, se preferir, a ginjinha, e venha daí.
Leiria Cidade do Natal
LEIRIA
Workshops de criação de enfeites, concertos de Natal, animação nas ruas, presença do Pai Natal. Até 3 de Janeiro. Desde 2 euros.
Diverlanhoso
PÓVOA DE LANHOSO
Há uma mina-labirinto fluorescente, um percurso de pontes, uma escadinha encantada, um mercadinho de Natal, casas temáticas,
trampolins, circo, teatro. Até 21 de Dezembro. Desde 7 euros.
Feira de Natal de Faro
FARO
Aos sábados, o Pai Natal desfila pela Rua de Santo António, entre o Jardim Manuel Bívar e a Praça da Pontinha, onde desde dia
8 há feira de artesanato, música, workshops e muita animação. Até 24 de Dezembro. Entrada livre.
Edição 114
Edição 113
Edição 112





