Com o objectivo de envolver um número cada vez maior de Colaboradores no tema da segurança, a Direcção de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) promoveu, no dia 6 de Junho, o V Encontro de SST no Colégio Militar, em Lisboa. O evento reuniu 200 Delegados de Segurança de todo o país. De acordo com Anabela Martins, Directora de Segurança e Saúde no Trabalho do Grupo Jerónimo Martins em Portugal, “este tipo de encontro é adequado para fazer passar a mensagem e dar um contributo decisivo para a interiorização da cultura de segurança, pois os Delegados, além da sua função, têm a responsabilidade de identificar comportamentos inseguros e incentivar os colegas a mudar”. Por outro lado, este tipo de acções, em conjunto com os programas que são desenvolvidos ao longo do ano, ajudam a criar o que se pretende instituir nos locais de trabalho: incorporar no quotidiano laboral uma mudança de comportamentos em prol da construção de locais de trabalho mais seguros e saudáveis.
SEGURANÇA DE TODOS PARA TODOS
De facto, muitas das ocorrências, de acordo com Margarida Manaia, Directora de Recursos Humanos do Pingo Doce, “acontecem por causas que podiam ser evitáveis”, pelo que “o objectivo é alcançar a meta zero em termos de acidentes de trabalho”. O Grupo disponibiliza todas as ferramentas e condições de trabalho para que não ocorram acidentes, mas é preciso identificar os comportamentos inseguros e actuar de forma a corrigi-los. É neste âmbito que o papel dos Delegados, braço-direito dos Técnicos de Segurança, se revela fundamental para passar a mensagem da importância da segurança de todos para todos. Ao final da manhã, uma palestra motivacional foi um dos momentos altos do encontro, que serviu, segundo os presentes, para reforçar o compromisso, ajudando a encarar o trabalho do Delegado com um pensamento mais positivo e de verdadeira missão. Para todos os presentes estes encontros são basilares para aprofundar as questões da segurança, tornando-a numa prioridade a cada dia. A reunião terminou, precisamente, com uma série de dinâmicas e desafios que visam desenvolver competências e reforçar o compromisso de todos os Delegados com as responsabilidades da função.
SANDRA BARRUNCHO
Coordenadora de Segurança no Trabalho
“Os Delegados têm o compromisso de estar em alerta constante para todos os detalhes da segurança no trabalho num negócio que é tão exigente.”
ARNALDO CORREIA
Director de Operações da Região Centro do Pingo Doce
“A segurança pode ser mais fácil se houver cuidado na realização das tarefas diárias e respeito pelos outros.”
EDUARDO ABRANTES
Técnico de Segurança no Trabalho da Região Centro
“Os Delegados conseguem motivar os outros Colaboradores através das suas acções quotidianas em prol da segurança comum.”
PAULO SOBRAL
Técnico de Segurança no Trabalho da Região Norte
“Os Delegados são os nossos olhos e os nossos ouvidos nas Lojas. Sem o seu trabalho a nossa missão era impossível de realizar.”
CATARINA PILOTO
Delegada de Segurança do Pingo Doce do Alto da Barra, Oeiras
“Um acidente de trabalho altera toda a dinâmica de uma Loja, pelo que é fundamental evitá-lo.”
MARISA RIBEIRO
Delegada de Segurança do Pingo Doce do Amial, Porto
“Temos de persistir, continuamente, na necessidade de os Colaboradores terem comportamentos seguros no local de trabalho.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112


