Na linha da frente do All About Food

A Equipa de Desenvolvimento de Negócio entrega-se de corpo e alma e em exclusivo à execução do novo conceito do Pingo Doce no terreno. Do encerramento à reabertura, e posterior acompanhamento de cada loja remodelada, é o garante de que nada falha ao mais ínfimo pormenor.

O PINGO DOCE está a mudar e o desafio é gigante. Para dar resposta ao novo conceito All About Food foi criada uma equipa, ainda a ser reforçada, dedicada ao Desenvolvimento de Negócio, com o objetivo de implementar a transformação das lojas.

No comando está Domingos Sousa, Diretor desta megaoperação: “Tivemos desde início a consciência de que o trabalho iria ser dantesco, um desafio enorme para o Pingo Doce, e que a melhor forma de o abraçar era concentrar num conjunto de pessoas esta missão”, sublinha.

A Equipa de Desenvolvimento de Negócio já ultrapassou neste momento as 100 pessoas. Inclui dois Diretores-Adjuntos, District Managers, Formadores, Implementadores, Equipas de Recursos Humanos, de Melhoria Contínua, Técnica e de Expansão que estão na linha da frente da transformação das lojas desde que fecham até ao dia em que reabrem. Depois, ainda as acompanham até se tornarem completamente autónomas.

Sandra Falardo e Dário Ferreira, District Managers, Francisco Ferreira, Diretor-Adjunto Centro-Norte, e Domingos Sousa, Diretor da Equipa de Desenvolvimento de Negócio, na inauguração da loja de Porto Alto. Neste dia reabriram portas ao novo conceito quatro lojas da Companhia

 

É esta vasta equipa multidisciplinar que garante que espaços e equipas estão alinhados com os novos standards em tudo o que é necessário para, acrescenta o responsável, “fazer viver a nossa comida dentro das nossas lojas. As melhorias e adaptações que estamos a introduzir vão no sentido de a loja passar a ter um terço da sua placa de vendas transformada em área de Comida Pronta”.

Uma mudança desafiante, porque a transformação que está a ser realizada é quase miraculosa: “Passamos de lojas ‘pequenas’, que pareciam não ter espaço, para lojas amplas, com um espaço de restaurante arejado, que respira qualidade e conforto, e onde queremos que todos se sintam bem e com vontade estar e de ficar”, explica Domingos Sousa.

 

O PROCESSO PASSO A PASSO

Na reabertura do Pingo Doce de Pombal-Barco, o District Manager Dário Ferreira
agradeceu às equipas a dedicação e o bom trabalho desenvolvido

 

A transformação do Pingo Doce sob o conceito All About Food tem tudo para ajudar a dar vida à melhor comida. Divide-se em duas etapas fundamentais. Na primeira, identificam-se as lojas a remodelar com base em critérios financeiros, económicos, técnicos e estruturais.

O encerramento da loja dita o início da segunda fase, que dura aproximadamente seis semanas, durante a qual ocorrem a transformação física dos espaços e a capacitação das equipas com as formações teóricas e práticas. Quando estas regressam à loja, há ainda alguns dias de intenso trabalho antes do grande dia. A reabertura é sempre um momento emocionante, de muita alegria e também de expectativa. Há que assegurar que tudo corre bem.

 

PLANEAR É ESSENCIAL

Domingos Sousa, Diretor de Desenvolvimento de Negócio, na reabertura do Pingo Doce Parque das Nações Sul. Uma reunião de “bom dia” especial, que foi também de celebraçãoDomingos Sousa, Diretor de Desenvolvimento de Negócio, na reabertura do Pingo Doce Parque das Nações Sul. Uma reunião de “bom dia” especial, que foi também de celebração

 

Antes da reestruturação, todos sabem o que e quando vai acontecer e qual o papel de cada um.  Para não haver falhas, o planeamento é essencial.

“Com o ritmo de lojas remodeladas que estamos a ter, é necessário planear, da montagem à distribuição das equipas. Depois,  basta implementar de acordo com toda a arquitetura desenhada”, garante Francisco Ferreira, Diretor-Adjunto Centro-Norte, concluindo que o plano é ambicioso mas que está muito bem definido.

O final da segunda fase, já no pós-abertura, é de monitorização, que se estende até seis meses. Esta etapa continua a ser conduzida pela Equipa de Desenvolvimento de Negócio e visa confirmar que os novos procedimentos são seguidos e ajustados à realidade de cada loja e ao Pingo Doce do futuro, cuja “vida” rima com “comida”.

Cláudio Moreno

Diretor-Adjunto Lisboa-Sul, Equipa de Desenvolvimento de Negócio

“É um grande privilégio ajudar a Companhia naquilo que é esta transformação tão profunda nas nossas lojas. E, ao mesmo tempo, pôr ao seu serviço todo o meu conhecimento e todo o meu saber junto dos outros.”

Helena Silva

Coordenadora de Recursos Humanos, Equipa de Desenvolvimento de Negócio

“É importante garantir o bem-estar das nossas pessoas. Para isso acontecer temos de estar próximos de cada uma.”

Dário Ferreira

District Manager, Equipa de Desenvolvimento de Negócio

“O nosso papel tem que ver com a implementação de loja e o acompanhamento e a formação às equipas. Na prática, diria que
estamos a antecipar e a construir o futuro mas a viver o presente.”

Sabe mais sobre o All About Food no tema de capa.