Negócios Recheio com mais valor

Um projeto pioneiro no país destinado à reciclagem de embalagens de plástico e metal direcionada ao comércio tradicional e canal Horeca está instalado no Recheio de Loures e já é um sucesso.

DO RESTAURANTE de Walkir Barateli saem, por semana, mais de 30 quilos de embalagens de plástico para reciclar. Quando, numa visita à loja, “descobriu” a máquina do Recheio juntou o útil ao agradável: não só ajuda a manter o planeta mais limpo como ainda é compensado por isso.

“É motivador. Este mês já obtive um retorno de cerca de 45 euros e no final do ano vai dar para um miminho, quem sabe uma viagem”, conta o cliente, que faz compras na Companhia desde 1998.

A máquina “maravilhosa”, como a adjetiva Walkir Barateli, está localizada no parque de estacionamento da loja do Recheio de Loures desde o início de maio e ali podem ser depositadas embalagens de plástico e de metal utilizadas.

A máquina permite depositar grandes volumes de resíduos de uma só vez. Uma comodidade a que se junta a vantagem de o cliente receber 35 cêntimos por cada quilo

 

O inovador projeto recebeu o nome de “Negócios Com Mais Valor”, o qual é levado a cabo pela Novo Verde (entidade gestora de resíduos de  embalagens), em colaboração com a cadeia de retalho Recheio Cash & Carry e a Valorsul (empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos dos municípios das regiões de Lisboa Norte e Oeste).

 

Teresa Diogo

Coordenadora Ambiente Jerónimo Martins

“Somos uma grande família e uma grande família com os nossos clientes e, por isso, não podíamos deixar de explanar aquilo que é o nosso papel na comunidade e junto daqueles a quem prestamos um serviço e de também os ajudar nessa jornada. Esta será a primeira de muitas máquinas, pelo menos é essa a perspetiva: primeiro testar, afinar o projeto e, depois, em conjunto com a Novo Verde e outros municípios, poder fazê-lo chegar a outras lojas.”

João Marques

Gerente do Recheio de Loures

“Para a loja e para toda a equipa é um orgulho sermos selecionados para este projeto inovador e para o facto de sermos o primeiro local ao nível nacional a termos a primeira máquina. A mesma iniciativa para o vidro também faz bastante falta.”

TODOS GANHAM

De forma a incentivar a utilização da máquina, por cada quilograma de embalagens ali depositadas é emitido um crédito de 35 cêntimos que poderá ser usado em compras na loja. Esta é, de acordo com o gerente João Marques, uma grande mais-valia para os consumidores: “Desde que a máquina aqui foi colocada que os clientes manifestaram agrado pela iniciativa e, sobretudo, pelo retorno monetário que terão ao depositar as suas embalagens”.

Walkir Barateli, proprietário do restaurante Pátio de Santa Maria, em Loures, é cliente

Recheio há 25 anos e fã incondicional da nova máquina de reciclagem

 

As vantagens deste serviço são também enaltecidas por Teresa Diogo, Coordenadora de Ambiente
do Grupo, que o considera “muito diferenciador para o canal Horeca porque os ecopontos de rua nem sempre são muito ágeis para quem gera volumes maiores, como é o caso dos clientes do  Recheio. Assim, este equipamento vem corresponder às especificidades destes clientes, oferecendo um serviço ambiental de proximidade e conveniência, facilitando-lhes a tarefa de reciclar”.

A PRIMEIRA DE MUITAS

Presentes na inauguração da nova máquina, Fernando Frade, Diretor de Ambiente do Grupo,
Nuno Dias, vereador do Ambiente na Câmara de Loures, Armando Militão, administrador da
Valorsul, Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, e Nuno Begonha, Diretor-Geral do Recheio

 

A máquina de Loures poderá ser a primeira de muitas, como manifestou Nuno Begonha, Diretor-Geral do Recheio, na apresentação do equipamento: “É com muita satisfação que a Jerónimo Martins abraça este projeto. Não tenho dúvidas de que vai incentivar o canal Horeca e o comércio tradicional a separar e a depositar as embalagens de plástico e metal de uma forma mais eficiente e cómoda, aliando a preservação ambiental à sua jornada de compra”.

Na ocasião, Nuno Begonha salientou também o compromisso da marca com a sustentabilidade: “Acreditamos que vai ter um papel determinante na divulgação de boas práticas junto dos nossos clientes”.

 

Viagem ao centro de tratamento

Depois de cheio, o contentor do “Negócios Com Mais Valor” inicia uma curta viagem de pouco mais de 10 quilómetros até ao Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar da Valorsul, onde, na zona de descarga do fluxo de embalagens de plástico e metal, é feita a triagem dos resíduos, para serem depois encaminhados para reciclagem, dando origem a novos produtos.

Em apenas um mês de funcionamento, os clientes do Recheio encheram o contentor com duas toneladas de resíduos.