REGINA RESENDE
Responsável Merchandising e Formação BemEstar
A maioria dos cremes inclui na sua fórmula componentes naturais, mas isso não significa que sejam bio. Um produto bio não só utiliza ingredientes naturais (vegetais ou minerais, desde que a sua obtenção não cause dano físico e/ou ambiental), como todo o seu ciclo de produção tem de ser amigo do ambiente, sem recurso a pesticidas, aditivos ou outras substâncias químicas.
Assim, um cosmético bio deve:
– Ter uma alta concentração (95%, no mínimo) de ingredientes de origem natural;
– Ter 95% dos ingredientes vegetais provenientes de agricultura biológica;
– Não conter aditivos sintéticos (parabenos, silicones, corantes e perfumes, por exemplo);
– Não utilizar pesticidas nemoutras substâncias poluentes;
– Não ser testado em animais. O cumprimento destes critérios é assegurado por organismos de contro+lo que certificam, com um selo que é exibido nas embalagens, a qualidade, segurança e autenticidade dos produtos. ECOCERT, Cosmébio, BDIH e Soil Association são as principais entidades reguladoras na Europa. Se o cosmético não exibir nenhuma destas etiquetas, não é verdadeiramente bio.
A TER EM CONTA
Como não têm conservantes químicos, a duração destes produtos, depois de abertos, é mais curta. Num produto convencional é de cerca de um ano, nos bio ronda os 9 a 10 meses. Este período de utilização é assinalado por um ícone desenhado na embalagem: um frasco aberto com o número de meses em que o produto se manterá em boas condições de utilização.
Os produtos Mediterraneum Nostrum são testados microbiologicamente, sem parabenos, e não são testados em animais.
Edição 114
Edição 113
Edição 112