São milhares de pessoas com mais de 60 anos que recebem na Polónia menos de 300 euros por mês. E também são muitos aqueles que vivem sós, isolados em aldeias, portadores de deficiência, com problemas de mobilidade ou ainda vítimas de catástrofes. No ano em que a Polónia celebrou os 100 anos de reconquista da sua independência, a Biedronka dinamizou, em conjunto com a Cáritas, 100 iniciativas de apoio social, com destaque para o programa Ajudamos aos 100. Em 2018, mais de 5300 idosos em situação de grande vulnerabilidade tiveram acesso a cartões mensais pré-pagos para consumo nas Lojas Biedronka, num total investido de cerca de 2,5 milhões de euros. Em 2019, este apoio chegará a 6600 pessoas.
MAIS DO QUE UM SIMPLES CARTÃO DE PAGAMENTOS
Anna tem 70 anos – é viúva há cinco anos e vive sozinha –, tem uma pensão baixa e com ela paga as contas, a alimentação e os medicamentos para a diabetes. Na sua carteira não falta o cartão Biedronka. Todos os meses o cartão é carregado e Anna já sabe o que mais falta lhe faz em casa, pois teve aconselhamento por jovens voluntários em como fazer as suas compras de forma consciente. Agora não restam dúvidas: “Este cartão fez-me acreditar nas pessoas. Até comecei a sorrir mais.” Quem está abrangido por este programa, como Anna, tem ainda acesso a iniciativas que preenchem mais do que a despensa. Pode participar em eventos como viajar para outras cidades, visitar museus, ir ao teatro e ao cinema. O Cartão Biedronka contribui também para a diminuição do isolamento e da exclusão social, promovendo a integração de pessoas em situação de grande vulnerabilidade.
PEDRO SOARES DOS SANTOS HOMENAGEADO
O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins foi homenageado com a distinção honorária Ubi Caritas pelo seu contributo para a redução da pobreza e malnutrição em Portugal, Polónia e Colômbia. O galardão foi entregue em Varsóvia, durante o concerto solidário de Páscoa Polska Pomaga (“Polónia Ajuda”), organizado pelo Ministério da Cultura e do Património Nacional e pela Caritas Polska. Em 2019, tal como em 2018, a Biedronka contribuiu com mais de 2,3 milhões de euros (10 milhões de zlotys) para ajudar os idosos polacos mais necessitados.

Edição 114
Edição 113
Edição 112