Todos os anos é assim. A campanha de Natal na Hussel é a mais importante, por ser a que mais Clientes cativa e, consequentemente, mais vende. O seu planeamento é minucioso e tem início logo em Janeiro, para que, nas primeiras semanas de Novembro, o espírito natalício, que vai desde o brilho dos laços às embalagens pensadas ao detalhe, se faça sentir nas Lojas.
“Logo no início de cada ano, analisamos a campanha que acabou de terminar e pensamos em novidades, inclusive ao nível do packaging, para podermos trazer o efeito surpresa à próxima campanha. Normalmente, em Março, jámestamos a colocar as encomendas junto dos fornecedores, para que haja tempo para planearem a produção e nós recolhermos a mercadoria.
Os nossos chocolates são maioritariamente produzidos na Alemanha e Bélgica, o que exige transporte para Portugal e depois para as nossas Lojas dois meses antes da data festiva”, explica Ana Sofia Duarte, responsável de Negócio.
As figuras de chocolate são muito procuradas e a Hussel tem, todos os anos, muitas novidades.
COMO É MONTADA A CAMPANHA
O processo tem início no arranque da campanha e só termina no final da mesma. Ou seja, começa em meados de Outubro, ainda em “convivência” com a campanha de Halloween, para, em Novembro, Natal tomar conta da Loja com a exposição massificada dos artigos.
“Todas as semanas de Novembro chegam produtos novos às Lojas. A distribuição é feita centralmente, para que todas recebam o sortido ao mesmo tempo. Lançamos também uma newsletter, na qual mostramos os artigos e damos algumas informações relevantespara a campanha”, destaca ainda a responsável.
O arranque, a produção, a recta final e a organização de equipas são chave no processo. O embalamento de grande parte dos artigos é feito na Loja, sendo fundamental trabalhar antecipadamente para que nas semanas finais, que têm grande afluxo de Clientes, o trabalho de Loja seja “apenas” repor a mercadoria nas prateleiras e atender os Clientes que, este ano, têm um Natal “com tudo”. “Efectivamente, temos presentes para miúdos e graúdos, desde amigos secretos àquele presente especial”, remata Ana Sofia Duarte, enquanto recorda a quadra de 2019 como a melhor de sempre: “A aposta na antecipação da produção permitiu termos as Lojas cheias nos últimos dias da campanha, contribuindo para um Natal espectacular! Vamos ver se batemos o recorde este ano novamente”.
CASSANDRA MENDES
Operadora de Loja, há um ano no Grupo Jerónimo Martins
“Esta é já a segunda campanha de Natal na Hussel em que participo e é sempre muito bom. Existe um brilho especial no ar e os Clientes gostam porque temos muitos artigos diferentes e originais. O chocolate é o mais procurado. O trabalho dobra, mas compensa largamente.”
LILIANA OLIVEIRA
Gerente de Loja, há quatro anos no Grupo Jerónimo Martins
“O Natal tem grande importância para a Hussel, pois é um dos momentos com maior número de vendas, pelo que ajudamos a potenciar o crescimento da insígnia. É das melhores alturas para trabalhar nesta Loja, até porque lidamos com produtos de excelência, alguns deles produzidos e/ou embalados por nós e que sabemos que vão fazer as alegrias de alguém.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112














