O NOVO PROCESSO DE ONBOARDING QUE TEM A CARA DO RECHEIO

O Recheio lançou um novo processo que melhora a forma de acolher e de integrar os novos Colaboradores na Companhia

Acolher bem quem chega ao Recheio foi sempre um orgulho para a Companhia. O novo processo de onboarding, “Acolher em reCHEIO é a nossa cara”, ainda mais centrado nas pessoas, veio não só reforçar esse sentimento como facilitar a integração de novos membros nas suas equipas através do seu acompanhamento constante e individualizado. Garante que os novos Colaboradores se sintam especiais, enquanto assimilam a cultura, os valores, a missão e o sentido de pertença à grande família Recheio, desde o primeiro dia e até seis meses após a sua admissão.

 

O novo processo de acolhimento de novos Colaboradores quer garantir que as pessoas se sentem especiais

CRIAR RELAÇÕES PRÓXIMAS DESDE O PRIMEIRO DIA

Para facilitar a tarefa, foi criada a figura do “Buddy Recheio”, com a missão de acolher, acompanhar, esclarecer dúvidas e dar a conhecer o modo de funcionamento do negócio e a cultura da Companhia. Para além do acompanhamento, um momento-chave do processo de integração do novo Colaborador, foram desenvolvidas plataformas e ferramentas de comunicação. Exemplo disso são o Manual de Acolhimento para o Colaborador e a check-list para as chefias. O processo de onboarding numa organização é considerado crítico e fundamental para o desempenho futuro das pessoas e pode aumentar a sua taxa de retenção e de performance. Por isso, afirma Margarida Castelo, Responsável pelo Recrutamento do Recheio e mentora do projecto, “é fundamental criar maior engagement entre os novos Colaboradores e a Companhia desde o momento em que o candidato aceita trabalhar connosco”. Teresa Marques, Técnica de Marketing Digital do Recheio, integrou a Companhia há pouco tempo e entende este novo processo como uma grande mais-valia, uma vez que logo no primeiro dia de trabalho há um enquadramento e conhecimento não só da função a desempenhar como de todos os processos dos vários departamentos, áreas e respectivas pessoas, assim como de todas as ferramentas de apoio à disposição do Colaborador. “Tudo isto, a par de uma visão global do negócio, facilita imenso o processo de integração, o que impacta positivamente no desempenho de quem entre de novo”, destaca.

O processo foi lançado em Agosto, e desde então realizaram-se sessões de esclarecimento com todos os Gerentes, Site Managers e chefias ao nível da Estrutura Central. “O tema foi bem recebido e temos tido feedback positivo por parte de quem está a chegar à Companhia. Percebe-se a importância do acolhimento e o impacto que tem para os novos Colaboradores. Somos uma Companhia familiar, que gosta de integrar novos membros nas suas equipas de forma acolhedora”, remata Margarida Castelo.

LARA FERREIRA

Coordenadora Comercial do Recheio-Masterchef

“Considero que o novo processo de acolhimento de novos Colaboradores está muito bem planeado, possibilitando a quem chega ter uma panorâmica geral da Companhia, de como funciona e como está organizada, da dinâmica das equipas, etc. A criação do ‘Buddy’ é muito útil e importante, com as suas dicas e conselhos, além de personalizar o contacto.”

PAULO VEIGA

Gerente do Recheio de Vila Real

“O novo onboarding é vantajoso para todos, incluindo para nós, Gerentes, que somos a imagem da Loja, pois faz-nos sentir que esta é uma Companhia especial, focada no bem-estar das pessoas. O acompanhamento que fazemos ao Colaborador desde o primeiro dia, muito centrado na pessoa, e não apenas na sua função, é uma forma de fazê-lo sentir-se bem e útil, o que se reflecte na sua motivação e dia-a-dia.”

PATRÍCIA LUÍS

Gerente do Recheio de Óbidos

“O novo processo de onboarding é muito interessante e inclusivo para quem chega de novo. A figura do ‘Buddy’ faz também toda a diferença. O facto de existir uma pessoa na Loja, que não é um elemento da gerência, que possa acompanhar o Colaborador com regularidade e de forma individualizada, que esclareça todas as suas dúvidas, ajuda muito na sua integração. Destaco ainda o actual manual de acolhimento, que agora é muito mais fácil de consultar e intuitivo.”

MARTA LETKA

Coordenadora de Garrafeira, Vinhos, Bazar, Perecíveis Não-Especializados do Recheio

“Uma das grandes vantagens deste novo processo é a comunicação ao longo dos seis meses de integração, o que permite ao Colaborador reflectir e falar sobre a experiência que está a viver, as suas aprendizagens e perspectivas para o futuro. Além disso, tem feedback constante sobre o trabalho que está a desempenhar e qual a sua importância para a Companhia.”