O Pingo Doce da nova geração

Mais digital, inclusiva e sustentável, a loja da Abóboda é o modelo standard para futuras remodelações e aberturas. São muitas as novidades para clientes e colaboradores.

A loja da Abóboda, em São Domingos de Rana, abriu em novembro com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos clientes
e o trabalho dos colaboradores. Para isso, foi implementado e está a ser testado um conjunto de novidades digitais, inclusivas e sustentáveis.
No final, o que se pretende é “uma loja mais rápida, mais eficiente, mais jovem e moderna, tanto em termos de comunicação como de usabilidade”, sublinha Noélia Cosme, Diretora Operacional de Marketing.

 

INOVAÇÃO AO SERVIÇO DE CLIENTES E COLABORADORES
Quem visitar esta loja, construída de raiz, vai deparar-se, desde a porta de entrada, com uma série de ecrãs digitais espalhados pelas secções com informação contextualizada a cada uma delas, nomeadamente campanhas em vigor. “A comunicação é agora mais simples, eficaz e impactante, com missões definidas ao longo da loja”, destaca Tiago Sampaio, responsável de Soluções Digitais para Lojas.

Por outro lado, “quisemos dar ferramentas ao cliente para poder ser autónomo e fazer compras mais rápidas, usando a aplicação exclusiva da loja da Abóboda (ver texto “App exclusiva” nesta página), melhorando a experiência dos self checkouts, ou através da criação do conceito de ‘fila única’ nas caixas tradicionais, que agilizam o processo de  pagamento”.

 

 

Tiago Sampaio esclarece que com a aplicação da Abóboda e o sistema Scan & Go

o cliente faz as compras e paga num terminal dedicado, sem perdas de tempo

 

O Talho e a Peixaria dispõem de pagers avisadores. O cliente faz o pedido e pode continuar às compras, sendo notificado quando a encomenda estiver pronta. Na secção de Padaria/Pastelaria, o cliente pode servir-se a granel e etiquetar os seus produtos. Faz parte de uma linha única que engloba Queijos, Comida Fresca e Restaurante e que finaliza na área de Café e Bolos onde, em regime de self-service, é possível “tirar” um café. Em zonas estratégicas podem ainda ser encontrados verificadores de preços e na área da restauração o cliente tem acesso a tomadas para, se quiser, ligar um computador ou carregar o telemóvel.

 

 

A PENSAR NOS COLABORADORES
Mais moderno e atrativo, o espaço social dos colaboradores foi equipado com um ecrã digital que transmite informação da Companhia. Em cada secção há outro ecrã digital, que permite, de forma rápida e eficiente, fazer uma série de consultas e registos: higienização,  rastreabilidade, quebras e donativos, aceder a mapas de produção, entre outros. Esta ferramenta é uma mais-valia para a execução mais rápida e rigorosa das tarefas. De destacar também a criação do espaço Convida, destinado a reuniões e à aprendizagem, porque, diz Sónia Morgado, Diretora da Escola Formação Jerónimo Martins, “a aposta na formação e na capacitação das pessoas é sempre relevante e quando se pretende promover a transformação da loja isso só é possível através da transformação das pessoas”.

 

Na área social dos colaboradores, um ecrã digital divulga toda a informação de comunicação interna da Companhia

 

UMA LOJA PARA TODOS
Clientes com necessidades especiais, famílias, idosos, todos são bem-vindos. Para Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto  local do Pingo Doce, “na Sustentabilidade, trabalhamos a inclusão para pessoas com necessidades especiais, mas queremos ir mais além e trabalhar a inclusão para os idosos e para as famílias”.

Assim, a entrada da loja dispõe de piso tátil, uma planta visual e tátil com  audiodescrição e lupas para pessoas com baixa visão. As casas de banho para clientes e colaboradores estão devidamente adaptadas, incluindo caixotes do lixo com abertura por sensor, e uma caixa multibanco rebaixada, acessível a quem se desloque em cadeira de rodas. A equipa de gerência recebeu formação sobre Liderança para a Diferença no Centro Incluir de Telheiras.

 

Também as famílias podem aceder a um conjunto de comodidades, como parque para cães e para bicicletas, e carregadores para veículos elétricos na zona de estacionamento. Carros adaptados a bebés e a pessoas com deficiência facilitam as compras e na zona da restauração é possível aquecer a comida do bebé e sentá-lo confortavelmente numa cadeirinha.

 

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Do lado da sustentabilidade e do ambiente, a loja apresenta um mundo de soluções, tanto para clientes como para colaboradores. Destaque para a implementação da recolha seletiva de embalagens no restaurante e ecopontos no exterior da loja (oleões, pilhas, cápsulas e equipamentos elétricos e eletrónicos) e para a sinalética de boas práticas ambientais na loja e nos bastidores. Existem ainda soluções para a redução de papel, como o folheto e as senhas digitais, e soluções reutilizáveis que convidam à redução de plástico: ECO Mesh Bag, trolleys, Fonte ECO e também caixas exclusivas na Comida Fresca. Os clientes são ainda incentivados a levar as suas próprias embalagens.

 

 

Rita Cândido

Coordenadora de Recursos Humanos da Região de Lisboa

“Os colaboradores sentem-se especiais por fazerem parte de um projeto único e com a relevância que tem para a Companhia. São uma equipa de elite, orgulhosa por trabalhar numa loja de vanguarda, em termos de tecnologia, entre todas as empresas do retalho alimentar em Portugal.”

Marta Vareta

Gerente de Loja

“As novas ferramentas estão a ser muito bem acolhidas pelos colaboradores. Foi necessária alguma adaptação, mas temos de evoluir. Com a união de todos vamos conseguir.”

Pedro Nogueira

Técnico de Ambiente das lojas Pingo Doce

“A implementação de sinalética de boas práticas ambientais do Todos pelo Ambiente e a separação das embalagens no restaurante são novidades nesta loja.”