Com mais de três mil candidaturas inscritas por entidades locais e grupos de vizinhos, o programa Bairro Feliz superou em 2022 todas as expectativas. A equipa de jurados viu, por isso, dificultada a tarefa de selecionar as 892 causas a votos em todas as lojas do Pingo Doce do continente, Madeira e, pela primeira vez, dos Açores. Todas as ideias eram muito boas e variadas e é esta diversidade que contribui para o sucesso da iniciativa que pretende responder ao que cada bairro português necessita.
Soberanos, os clientes decidiram, votando em massa (mais de 20 milhões de moedas distribuídas e colocadas nos mealheiros), e escolheram a causa que nos seus bairros cada loja apoia com um donativo de até mil euros.
“A adesão foi extraordinária, tanto das entidades e grupos de vizinhos ao inscreverem ideias, como dos portugueses que votaram. Tivemos os mealheiros cheios. Estamos muito contentes porque vamos entregar 446 donativos, premiando igual número de ideias, todas diferentes, de grupos de pessoas que têm a vontade comum de melhorar os seus bairros, o nosso Portugal”, sublinha Inês Martins, Gestora de Programas, onde se inclui o Bairro Feliz.
Mais de 20 milhões de moedas Bairro Feliz deram vida a 446 causas de apoio à comunidade
IDEIA PARA CONTINUAR
Para Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, “agora, mais do que nunca, sentimos verdadeiramente a importância de cuidarmos uns dos outros, começando por quem está ao lado, não apenas as nossas famílias, mas quem vive no prédio, na vizinhança, no bairro”.
Prevê-se que o Bairro Feliz, destinado a reforçar o envolvimento com a comunidade local, se repita todos os anos. Como tal, os projetos que não venceram nesta edição terão outras oportunidades para participar.
De acordo com Inês Martins, “esta é uma iniciativa pela qual o Pingo Doce nutre um carinho especial e que se pretende ver crescer cada vez mais, até porque queremos concretizar muitas mais causas”.
Inês Martins
Gestora de Programas, há 11 anos no Grupo
“As nossas equipas foram incríveis, tanto na divulgação do programa como na sua operacionalização. O envolvimento dos nossos colaboradores foi essencial para o sucesso da iniciativa.”
Rute Gomes
Florista, há 24 anos no Grupo
“O programa correu muito bem e eram os próprios clientes que muitas vezes pediam as moedinhas para colocar nos mealheiros. O meu papel foi dar-lhes todo o apoio possível sempre que necessitassem.”
Cátia Castro
Operadora de Frente de Loja, há 5 anos no Grupo
“Os clientes interessaram-se muito pelo programa, questionavam para que serviam as causas e mostraram-se sempre dispostos a contribuir para o sucesso das mesmas. Gosto de crianças, e por isso fiquei muito feliz com a causa vencedora nesta loja.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112