As causas podiam ser apresentadas por entidades várias ou grupos de vizinhos
O que conta é o que se faz e o Pingo Doce não deixa as boas acções em mãos alheias. Sempre muito próximo e focado em ajudar e apoiar as comunidades onde as suas Lojas estão inseridas, acredita que é assim que se deve estar na sociedade. O Bairro Feliz não é só mais um programa de solidariedade, é um programa para todos.
A iniciativa surge em 2019 como piloto num pequeno número de Lojas de freguesias da região norte. O objectivo é dar voz não só às instituições locais, mas também à vizinhança que deseje fazer algo pelo bairro da sua residência e pelas suas pessoas.
“Com este programa queremos mostrar que a nossa relação com as comunidades, os vizinhos e os Clientes não começa nem acaba nas portas da Loja. Estamos presentes nos bairros há mais de 40 anos, fazemos parte dele”, explica Filipa Pimentel, Directora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
O projecto foi tão bem acolhido, que superou todas as expectativas e fez sucesso. Repetiu-se no ano seguinte, apesar da pandemia, ainda em modo regional, mas este ano regressou em força com uma primeira edição ao nível nacional. Ao todo, foram recebidas cerca de 2500 candidaturas que resultaram em mais de 850 causas para a fase de votação.

No final, os mealheiros são pesados, ganhando a causa com mais peso em moedas. O voto popular é, assim, soberano.
COMO FUNCIONA
As causas podem ser inscritas por qualquer entidade ou por grupos de cinco vizinhos. Os temas das candidaturas são variados: Saúde, Bem-estar e Desporto, apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e apoio aos Animais.
“A riqueza de temas que nos chegam retrata bem o que são os bairros, são tudo isto. Ninguém melhor do que a própria comunidade para saber o que o seu bairro precisa”, adianta a responsável. Cada Loja tem dois embaixadores Bairro Feliz que, na fase de inscrições, divulgam o programa, esclarecem dúvidas e ajudam os interessados a inscrever as suas causas.
O apoio concedido pelo Pingo Doce a cada uma é, no máximo, de 1000 euros. As candidaturas são realizadas online, cabendo a um grupo de jurados externos das mais diferentes áreas e regiões do país e a todos os Districts Pingo Doce ou da Companhia seleccionar as duas propostas finalistas.
Estas são depois votadas pelos Clientes nas Lojas através de uma “moeda Bairro Feliz” que é colocada num recipiente inviolável destinado a cada uma das propostas. No final, os mealheiros são pesados, ganhando a causa com mais peso em moedas. O voto popular é, assim, soberano.

Para Filipa Pimentel, “o Bairro Feliz vem reforçar que não somos simplesmente uma Loja de proximidade mas uma Loja verdadeiramente próxima. Somos parte do bairro. Somos parte da vizinhança e da vida que acontece em redor de cada uma das nossas mais de 400 Lojas”.
Os vencedores foram conhecidos no mesmo dia, à mesma hora, em todo o país, seguindo-se a entrega do donativo.
MOMENTOS FELIZES
Este ano, as inscrições decorreram entre os dias 7 de Maio e 1 de Julho. O período de votação começou a 28 de Setembro e findou a 2 de Novembro. Os vencedores foram conhecidos no mesmo dia, à mesma hora, em todo o país, seguindo-se a entrega do donativo.
A Nossa Gente foi assistir a este momento feliz nas Lojas de Alcântara, em Lisboa, e na Póvoa de Varzim. No bairro de Alcântara ganhou a causa do Centro Social e Paroquial de Alcântara (ver texto nesta página), que com 881 euros vai instalar internet Wi-Fi e providenciar equipamentos para combater o isolamento social dos seus utentes do centro de dia.
Na Póvoa de Varzim, os 995,90 euros o projecto vencedor (ver texto abaixo) foi uma proposta de um grupo de vizinhos com conhecimentos de engenharia e destina-se à criação de kits didácticos adaptados a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
JOÃO HENRIQUES
Gerente do Pingo Doce de Alcântara
“Para dinamizar a campanha, recorremos ao método do passa-a-palavra. Pedimos ajuda a toda a equipa e fomos contactando algumas instituições da freguesia para saber se tinham causas interessantes a apresentar. Uma das nossas propostas, a da Sociedade Filarmónica Alunos Esperança, por exemplo, veio por intermédio de uma Colaboradora. Os Clientes reagiram muito bem.”

“O Pingo Doce procura dar resposta a causas sociais relevantes e isso é de louvar.”
PARA QUE DO LONGE SE FAÇA PERTO
Com a ajuda do Pingo Doce, os utentes do centro de dia do Centro Social e Paroquial de Alcântara têm mais um motivo para sorrir.
Perto do Largo do Calvário, em Lisboa, há uma instituição que, todos os dias, apoia cerca de 200 utentes de várias idades. As actividades do Centro Social e Paroquial de Alcântara dividem-se entre centro de dia, ajuda alimentar e apoio domiciliário e os recursos financeiros nunca chegam para suprir as várias necessidades de quem ali trabalha e de quem frequenta e usufrui.
Esta é uma das razões pela qual o prémio do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce é tão importante. A causa vencedora desta terceira edição no bairro de Alcântara pretende colmatar o isolamento dos idosos, que foi agravado com a pandemia e o inerente distanciamento social, através de meios de comunicação digital.
“Queremos facilitar o contacto com os familiares e outras pessoas amigas dos utentes. A maioria deles não tem internet em casa ou computador e nem domina estas técnicas”, diz Isabel de Almeida Brito, Directora Técnica e membro da direcção. Entretanto, o projecto já começou a ser implementado. “Era uma necessidade. Estamos muito agradecidos”, remata a responsável.

Gerente de Loja do Pingo Doce de Alcântara entrega o cheque à instituição vencedora, o Centro Social e Paroquial de Alcântara.
PAULO RAMOS
Director do Pingo Doce da Póvoa de Varzim
Tanto a equipa como os Clientes conheciam bem a campanha do Bairro Feliz. Fizemos divulgação na Loja e também em órgãos de comunicação social. Os Clientes ficaram muito entusiasmados. É algo diferenciador um supermercado convidá-los a apoiar uma causa. A participação é cada vez maior porque o programa traz benefícios para o local onde vivem.”

Através de actividades lúdicas e pedagógicas, queremos que as crianças desenvolvam novas capacidades.
Crianças da Póvoa recebem kits
Vizinhos oferecem equipamentos electrónicos a instituição que trabalha com crianças e jovens.
As crianças que frequentam os serviços do MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), na Póvoa de Varzim, vão receber kits didácticos e robôs elaborados pela Intensify World.
O grupo de vizinhos, que reúne jovens estudantes e licenciados em engenharia, comprou, com o prémio que ganhou no Bairro Feliz do Pingo Doce, material para construir equipamentos pedagógicos capazes de permitir às crianças e jovens com necessidades educaticas especiais “novas experiências”. “O objectivo é que os utentes do MAPADI possam construir, desenvolver, programar e divertir-se, realizando actividades diferentes das habituais”, explicou Alexandre Miranda, um dos impulsionadores do projecto.
No espaço cedido pela Junta de Freguesia de Macieira e Rates, em Barcelos, o material informático está a ser transformado e adaptado em equipamentos simples, fáceis de manipular e brincar. “Através de actividades lúdicas e pedagógicas, queremos que as crianças desenvolvam novas capacidades”, afirma Luís Dias, outro dos criadores da iniciativa, que já está a trabalhar para que, em Fevereiro, os kits cheguem às crianças da instituição.
A votação no Pingo Doce Póvoa de Varzim-Híper foi renhida, mas a campanha realizada pelos jovens empreendedores teve sucesso. “Os nossos vizinhos conhecem o trabalho que o MAPADI faz e sabem como as crianças da instituição merecem todo o apoio”, remata Alexandre Miranda.

Alexandre Miranda, membro do grupo de vizinhos da Póvoa de Varzim, recebe o cheque de quase 1000 euros das mãos do Director de Loja
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