Os melhores cuidados depois das férias

No regresso a casa é tempo de corrigir algumas agressões do verão.

Cuidar da pele e do cabelo não é só uma questão estética, é também uma questão de saúde. O sol, sal, cloro, vento, humidade, suor, poluição etc… causam danos no cabelo e na pele. Assim, é hora de saber que cuidados ter após as férias e investir em soluções capazes de lhe devolver um aspeto saudável.

 

PELE

Limpar – um passo imprescindível, pois ao longo do dia a pele fica exposta a vários agentes poluentes que podem posteriormente interferir no seu aspeto. Deve optar por produtos indicados para o seu tipo de pele (por exemplo, peles oleosas e/ou acneicas deverão optar por texturas em gel ou sabão).

Esfoliar – prática imprescindível para promover a renovação celular, que deverá ser feita uma vez por semana, com um esfoliante adequado para a pele do rosto

Hidratar – um bom creme, adaptado ao seu tipo de pele e aos cuidados que esta precisa é um passo fundamental. Se possível, complete esta hidratação com um sérum.

Proteger – não é só no verão que devemos proteger a pele das radiações. O nosso país tem sol todo o ano e estamos frequentemente expostos aos raios UV. Utilize um protetor solar no final da rotina matinal.

 

Falámos em pele de rosto, mas a esfoliação e a hidratação são passos imprescindíveis também no corpo após o verão!

 

CABELO

Nutrir – para nutrir e regenerar a estrutura capilar use produtos com queratina. Hidratar – intensifique a hidratação com a aplicação de máscaras e condicionadores capazes de reconstruir o cabelo e criar uma barreira para conter os nutrientes da fibra. Se preferir receitas caseiras, o óleo de coco é ótimo para a hidratação intensiva, exceto em cabelos oleosos (nesse caso, prefira uma máscara à base de abacate e aplique nas pontas).

Cortar – no final das férias corte as pontas espigadas. Mesmo que esteja a fazer tratamentos para nutrir e regenerar o cabelo, cortar é a melhor forma de eliminar as pontas quebradas e fortalecer os fios. 

Evitar fontes de calor – como secadores e pranchas, para que o seu cabelo possa recuperar do excesso de exposição solar e calor, mas, se tiver de fazê-lo, utilize um produto próprio para proteger a estrutura capilar das temperaturas demasiado elevadas, formando uma barreira em torno dos fios.

 

Autoria: Regina Resende, Responsável Merchandising e Formação BemEstar