OS VENCEDORES DO PRÉMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

António Pedro Martins escreveu e Duarte Carolino ilustrou. Leituras e Papas de Aveia é o livro vencedor do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce 2020

Criado há sete anos, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce decorre anualmente e procura novos talentos de texto e ilustração, valorizando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura. Esta iniciativa já permitiu o lançamento de sete títulos infantis e marcou 2020 com as palavras de um escultor natural de Coimbra que pela primeira vez se aventurou na escrita. António Pedro Martins escreveu Leituras e Papas de Aveia e venceu o prémio na secção de Texto. Este conto é sobre “as aventuras dos habitantes de uma pequena aldeia de monstros, personagens com características humanas inspiradas na realidade”. O júri da fase de Texto – Sara Miranda, Laurinda Alves, Leonor Riscado, Mário Cordeiro e Rosário Araújo – gostou e António Pedro foi o vencedor. Mas o seu Leituras e Papas de Aveia precisava de ilustrações. Foi então que se seguiu a segunda fase do concurso, na qual Duarte Carolino se destacou.

TALENTOS RECONHECIDOS

“Quando li o texto, fui imediatamente confrontado com a necessidade de criar monstros. Não me lembrava da última vez que tinha desenhado um monstro...”, recorda o designer Duarte Carolino. Para o júri da fase de Ilustração – André Letria, Jorge Nesbitt, Jorge Silva, Paula Tavares e Sara Miranda – o vencedor estava encontrado. Este é o maior prémio de literatura infantil do país, atribuindo a cada autor 25 mil euros. “Para o Pingo Doce, a promoção da literacia infantil sempre assumiu uma grande importância, e este ano não é excepção, continuando a ser um dos nossos eixos de Responsabilidade Social”, destaca Maria João Coelho, Directora de Marketing da Companhia.

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já permitiu o lançamento de sete livros