Os Colaboradores dos Centros de Distribuição Logística do Grupo Jerónimo Martins, de norte a sul do país, viveram uma semana intensa de actividades concebidas para reforçar o envolvimento e o compromisso com a Companhia. Do kit Semana do Colaborador de 2019 fazia parte um jogo de tabuleiro, onde os Colaboradores foram convidados a descobrir as coisas boas que a Companhia tem para os próprios e também para as suas famílias (bolsas de estudo, campos de férias, creche, dentista, formação, entre outros). A Nossa Gente quis participar na festa final, foi até à Azambuja na hora de almoço das várias equipas e encontrou boa disposição e um animado churrasco. Os motivos para celebrar eram vários, a começar por uma série de práticas que estão a ser implementadas nestes armazéns da Região Centro para que os Colaboradores se sintam bem no seu local de trabalho. Aqui, as áreas sociais têm vindo a ser modernizadas, com a criação de uma sala de leitura e de esplanada, e a disponibilização de mesas de matraquilhos e de pingue- -pongue e wi-fi.
“A FORÇA QUE NOS MOVE”
Num corredor de acesso ao refeitório foi ainda criada uma galeria de fotografias dos Colaboradores que reflecte o slogan da Logística, “A força que nos move”, e que faz com que a mercadoria chegue às Lojas todos os dias e, por sua vez, ao Cliente. Por ser um mundo de pessoas, Paulo Gomes acredita numa Logística diferente, mais humana e apaixonante. “Queremos mostrar a nossa paixão pelas pessoas e que este pode ser um local onde todos nós podemos conviver e transmitir emoções uns aos outros, dando, ao mesmo tempo, um sinal claro de que as pessoas podem contar com esta Companhia. Queremos que elas se sintam felizes, e isso é gratificante”, diz.
MOMENTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
De acordo com Júlio Tímula, Director de Operações da Logística da Região Centro, estas acções têm um impacto positivo na motivação das equipas, que se reflecte na produtividade. “O feedback que vamos recebendo são os agradecimentos e a própria alegria com que as pessoas estão a trabalhar, notamos que é diferente, que estão mais envolvidas. Por outro lado esta é uma forma que temos de as mimar e o espírito é mesmo esse, mimar quem trabalha connosco e quem nos dá tanto diariamente, aproveitando estes momentos para fazê-las sentirem-se especiais e únicas.” Também na opinião de Alice Sousa, Responsável de Recursos Humanos da Logística Site Sul, “são momentos como estes, em que estamos com as nossas pessoas, que fazem toda a diferença. Os Colaboradores reconhecem e agradecem estes gestos dedicados a si em exclusividade. No Site Sul procuramos, ao longo de todo o ano, criar situações propícias ao convívio entre todos os elementos desta grande família.” Para Teresa Tavares, Responsável de Recursos Humanos da Logística Site Norte, “é sempre importante que os Colaboradores sejam envolvidos em actividades organizadas pela Companhia. Sentem que não são esquecidos. Além disso, é um tempo de partilha em que se consegue dinamizar o espírito de equipa. Esta semana em particular foi ainda uma mais-valia para a divulgação do que o Grupo faz em termos de Responsabilidade Social. Foi um momento para criar confiança e compromisso”.
ANDRÉ SILVA
Assistente de Sourcing do Talho, há 10 anos no Grupo Jerónimo Martins
“Comecei no JIT, em Vila Nova da Rainha, fui assumindo outras funções e hoje estou no Sourcing do Talho. Quando temos vontade de trabalhar, as oportunidades aparecem, e o Grupo Jerónimo Martins reconhece o nosso empenho. Há sempre uma porta aberta para quem trabalha.”
JOÃO RIBEIRO
Supervisor de Armazém do Peixe, há 10 anos no Grupo Jerónimo Martins
“Estas iniciativas que o Grupo tem para os Colaboradores reforçam os laços de proximidade. Já usufruí de alguns programas e os meus filhos, assim que tiverem idade suficiente, inscrevo-os nos campos de férias e depois nas bolsas de estudo.”
ÂNGELA CATARINO
Operadora de Armazém, há 12 anos no Grupo Jerónimo Martins
“Quando entrei para o Grupo Jerónimo Martins, só tinha o 9.º ano de escolaridade e quando soube que podia completar os estudos através da Companhia inscrevi-me imediatamente. Foi uma experiência muito boa para poder evoluir pessoal e profissionalmente.”
PAULA FREIXO
Operadora de Armazém, há 14 anos no Grupo Jerónimo Martins
“O meu filho frequenta a creche O Gonzo desde os sete meses e é uma grande mais-valia para mim tê-lo tão perto. Fico descansada. Já sabia da existência deste espaço, que tem excelentes condições, pelos meus colegas, e quando o Dinis nasceu não hesitei em inscrevê-lo.”
... não só na Azambuja, como nos restantes Armazéns do Grupo Jerónimo Martins, onde as actividades da Semana do Colaborador da Logística decorreram com grande envolvimento dos Colaboradores.
Edição 114
Edição 113
Edição 112



