QUANDO, EM 2012, o Grupo Jerónimo Martins começou a operação Ara na Colômbia, Pedro Maya foi dos primeiros colaboradores a assumir funções: acompanhar o projeto e liderar a área de Recursos Humanos. “Foi uma experiência muito interessante, porque começámos do zero e conseguimos, no espaço de um ano, criar um conceito, ter os primeiros colaboradores e abrir a primeira loja”, conta.
Há dois anos, em março, surge outra oportunidade desafiante, a de cruzar o Atlântico e instalar-se em Portugal para ajudar a fortalecer a área de serviços partilhados para centralizar processos operacionais de recursos humanos e torná-los mais eficientes.

O estilo de liderança de Pedro Maya é de abertura e de partilha
com as pessoas, de quem tenta estar sempre muito próximo
Desde o início de 2023 que está a apoiar também o projeto Hello JM, que já lhe era familiar, uma vez que ainda estava na Colômbia quando começou a trabalhar com os colegas da Polónia e de Portugal no respetivo desenho. Agora coordena uma equipa de oito pessoas que estão 100% focadas no Hello JM em Portugal.
No total, acompanha mais de 100 pessoas das equipas de RH e IT que estão envolvidas a nível nacional. “Todas contribuem de uma forma regular e conectá-las ao projeto tem sido a minha maior prioridade, até para perceberem que o Hello JM é um objetivo comum e transversal. Em 2023 conseguimos colocar o projeto na agenda de todos. A minha expectativa é de que as pessoas acreditem que isto é algo realmente importante, que é o primeiro passo de algo muito grande”, explica o responsável.
PREPARAR PARA UMA MUDANÇA GIGANTE
Para enfrentar o grande desafio que o Hello JM representa para o Grupo, Pedro Maya utiliza uma das mais antigas artes de envolver as pessoas à volta de uma ideia: comunicar, implementando diversas reuniões e espaços de comunicação. “Isso permite manter todos informados sobre o que está a acontecer, antecipar vários cenários e, juntos, encontrar e partilhar as melhores soluções”, conclui. Até porque, na sua perspetiva, são os líderes que acreditam e que motivam as suas equipas que fazem acontecer.
Um bom líder dá o exemplo
Da Colômbia, Pedro Maya trouxe na bagagem uma cultura diferente, mas que não tem constituído uma barreira à adaptação aos costumes portugueses. Já conhecia muitos colegas do Grupo em Portugal e por isso a mudança acabou por ser de continuidade. Além de apostar na comunicação,
o responsável tem como premissa liderar pelo exemplo.
Edição 114
Edição 113
Edição 112