O bem-estar de Colaboradores e Clientes foi sempre uma prioridade do Grupo Jerónimo Martins. Num momento incomum como aquele que atravessamos, fruto da pandemia de Covid-19, essa orientação primordial tornou-se ainda mais premente: e é por isso mesmo que assumimos um compromisso com a protecção de todos, a par da salvaguarda da saúde pública.
Sendo certo que a missão de zelar pela saúde e bem-estar de todos depende do esforço de cada um, a Jerónimo Martins tem uma “guarda avançada” na linha da frente desta missão. Trata-se da equipa de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), “que tem sempre como principal foco a protecção dos Colaboradores no local de trabalho”, mas que, fruto da actual conjuntura, “reorientou as suas actividades para o risco a que todos nós estamos expostos neste momento”, explica Anabela Martins, Directora de SST do Grupo.
No âmbito do combate à Covid-19 em todas as Companhias, foi implementado um conjunto de medidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, que passam pelo uso de materiais de protecção, por alterações organizacionais ou mudanças comportamentais.
Dispondo de uma equipa no terreno que diariamente procura sensibilizar os Colaboradores para o cumprimento de todos os procedimentos de saúde e segurança e norteia as suas acções e decisões conforme as orientações dos organismos de referência nacionais e estrangeiros.

Os procedimentos de prevenção de contágios estão a ser levados à risca em todas as Companhias
PRINCIPAIS MEDIDAS ADOPTADAS
No amplo leque de medidas implementadas neste contexto, Sandra Barruncho, Coordenadora de Higiene e Segurança no Trabalho, destaca “as faixas que aplicámos nos pavimentos, para garantir maior distanciamento social entre os Clientes e os Colaboradores”, assim como a colocação de acrílicos no check-out, proporcionando “mais uma barreira física entre os Clientes e os Operadores de Frente de Loja”. Paralelamente, acrescenta, “foram também disponibilizadas máscaras de protecção para todos os Colaboradores do Grupo, sendo a sua utilização obrigatória, bem como viseiras como complemento de protecção individual”. Frisando ainda que encontrar no mercado as quantidades de equipamentos exigidas para fazer face às necessidades do Grupo foi um grande desafio, Sandra Barruncho adianta que até à data “foram distribuídos aos Colaboradores quatro milhões de máscaras, cerca de 32 mil viseiras e 25 mil litros de álcool-gel”. Cristina Guimarães, Coordenadora Médica do Recheio e Logística, reforça que “foi feito tudo o que estava ao nosso alcance para preservar a saúde dos nossos Colaboradores”, garantindo, ao mesmo tempo, que o Grupo continuava a prestar “serviços que são essenciais para a sociedade”.
Histórias de superação dos nossos Colaboradores
Como os Colaboradores do Grupo Jerónimo Martins afectados pela pandemia contaram com o apoio da Companhia nos momentos mais difíceis.
PAULO CARNEIRO
Motorista no Recheio de Braga
“Após ter tido sintomas sugestivos, a 20 de Abril realizei o teste e descobri que tinha contraído Covid-19. Felizmente, mais ninguém na minha família foi infectado e já recuperei, regressando ao trabalho a 14 de Maio.
Neste momento difícil, não senti medo, porque me senti sempre muito acompanhado pela Companhia, tanto ao nível do Recheio de Braga, como da sede do Grupo.”
DAVID FERREIRA DA SILVA
Operador de Caixa no Recheio de Braga
“Eu, a minha mulher e o meu filho, de 13 anos, fomos diagnosticados com Covid-19. O apoio que recebemos da Companhia foi fundamental, não apenas no que toca ao acompanhamento regular, mas também pelo facto de os meus Colegas do Recheio de Braga terem sido incansáveis em trazer-nos as compras a casa durante a quarentena.”
ANA PAULA OLIVEIRA
Responsável de Cozinha no Pingo Doce do Parque Europa
“Descobri que estava infectada a 29 de Março. Felizmente, fui o único caso na minha família e já recuperei, tendo regressado ao trabalho a 4 de Maio. Neste período, senti-me muito acompanhada pela Empresa, quer da parte das minhas chefias e Colegas, quer da parte da equipa de Segurança e Saúde no Trabalho.”
SANDRA CONCEIÇÃO
Responsável de Fruta e Vegetais no Pingo Doce de Oliveira de Azeméis – Farrapa
“O meu marido estava a regressar de outros países europeus afectados pelo novo coronavírus e apresentou sintomas. Eu também, mas os nossos testes foram negativos. No entanto, desde a primeira hora recorri à Linha de Apoio Covid-19, disponibilizada pelo Grupo, que foi sempre inexcedível no esclarecimento de dúvidas e acompanhamento.”
DIANA NUNES
Operadora de Loja no Recheio de Ramalde
“Testei positivo para a Covid-19 e, apesar de ter tido sintomas relativamente ligeiros, foi um período longo e exigente, porque só após o 10.º teste obtive dois resultados negativos consecutivos. A minha mãe também foi infectada, mas já recuperou. Durante a quarentena, recebi telefonemas diários por parte da Companhia, para acompanhar a evolução da minha situação.”
PEDRO SANTOS
Operador de Armazém no Centro Logístico de Alfena
“Soube que estava infectado pelo novo coronavírus em Março e estive cerca de 45 dias em casa de quarentena. Além da minha fé e do apoio da minha família, que felizmente não foi contagiada, foi muito importante para mim contar com o apoio da Empresa, já que quer os meus Colegas e chefias quer a equipa de Segurança e Saúde estiveram sempre em cima do acontecimento.”
STEPHANIE PAIVA
Operadora de Fruta e Vegetais no Pingo Doce de Ovar – Lavouras
“Foi graças ao teste realizado pela Empresa, na Loja onde trabalho, a 22 de Março, que descobri que estava infectada. O meu marido também testou positivo, mas a nossa filha, de dois anos, nunca teve sintomas. Regressei ao trabalho a 12 de Maio e fui sempre seguida com grande cuidado pela equipa de Segurança e Saúde no Trabalho e pelos responsáveis da minha Loja.”
PROTEGER MAIS OS QUE MAIS PRECISAM
Especialmente atenta às necessidades dos Colaboradores que, no contexto de pandemia, precisam de cuidados especiais, a equipa de Segurança e Saúde no Trabalho está igualmente incumbida de “identificar os Colaboradores com situações especiais de saúde, que os colocam num grupo de risco acrescido caso fiquem infectados”, aponta Ana Santa Bárbara, Coordenadora Médica das Regiões Centro, Sul e Madeira. Para a sua salvaguarda, estes Colaboradores devem permanecer em casa, “até indicação em contrário da equipa de Segurança e Saúde no Trabalho”.
Lembrando que a equipa começou a fazer um trabalho de antecipação e mitigação dos riscos de uma eventual pandemia de Covid-19 em Fevereiro, preparando um exaustivo plano de contingência, Sara Agostinho, Enfermeira do Trabalho, chama a atenção para o papel da Linha de Apoio Covid-19, disponibilizada pelo Grupo. “Sobretudo na fase inicial do estado de emergência, em que a Linha Saúde 24 não estava a conseguir, por sobrecarga, dar uma resposta atempada, a nossa Linha de Apoio Covid-19 esteve sempre disponível 24 horas por dia, para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de casos suspeitos ou já diagnosticados”, explicita.
REGRAS BÁSICAS
- Antes e depois de cada manuseamento da máscara, lave bem as mãos com água e sabão ou solução com álcool.
- Agarre a máscara pelos elásticos. Não coloque as mãos na frente da máscara.
- Cubra boca e nariz e ajuste a máscara à face, evitando que sobre espaço entre a máscara e a face.

A IMPORTÂNCIA DE NÃO ABRANDAR OS CUIDADOS
Agora que o estado de emergência terminou e o país atravessa um momento de “desconfinamento”, José Lino, Coordenador Médico da Região Norte, alerta para “o risco de acharmos que o pior já passou”.
Afinal, ressalta este especialista, “não podemos esquecer que continuamos com o objectivo de procurar que o nosso sistema de saúde não fique sobrecarregado”.
Nesse sentido, recomenda, é crucial não abrandar os cuidados de prevenção, mantendo o distanciamento social o mais possível e utilizando os devidos materiais de protecção individual sempre que necessário.
Edição 114
Edição 113
Edição 112


