O pequeno-almoço
É uma refeição fundamental. Tem como função repor a energia perdida após um grande período de jejum que, se possível, deverá ser de 12 horas. A sua qualidade influencia também a disposição e a destreza mental. A sua falta origina hipoglicémia, fadiga, quebra do rendimento físico e intelectual, dores de cabeça, irritabilidade, entre outros sintomas. Papas de aveia em que pode usar só fruta para adoçar, cereais integrais, granolas (a marca própria do Pingo Doce oferece uma sem adição de açúcar e sem edulcorantes), pão escuro, queijos magros ou meios-gordos, caso não haja problemas de peso, requeijão, fiambre, leite simples, iogurtes naturais e fruta são alimentos primordiais para esta primeira refeição. Também pode juntar frutos gordos (nozes, amêndoas, avelãs) ou até as suas manteigas. O importante é variar o mais possível dentro de cada grupo de alimentos e respeitar as porções.
A meio da manhã
Os lanches da manhã devem ser refeições leves. Dê primazia à fruta fresca, que ocasionalmente pode substituir pelas bolsas de fruta, pelos néctares de oito frutos (80% de fruta e 20% de água), ou até pelos snacks de maçã desidratada da marca própria. Outra opção são as oleaginosas como nozes, amêndoas, avelãs, cajus ou amendoins, tudo sem adição de sal, gordura ou açúcar. Um iogurte, preferencialmente natural (se optar, de vez em quando, por líquidos de aromas, fique a saber que a gama Pingo Doce, nomeadamente os de morango, são os que têm menos açúcar do mercado), um pacote de leite branco ou barrinhas ou palitos de queijo podem ser mais uma solução, para poder ir alternando e não tornar a alimentação monótona. Tomates-cereja, mini pepinos ou cenouras-baby constituem, igualmente, ótimas opções! Alterne estes lanches com bananas, que saciam e fornecem energia.
A meio da tarde
Os lanches da tarde podem ser versões reduzidas dos pequenos-almoços. Sobretudo quando há crianças, a dificuldade está em mandar para a escola um lanche fácil de fazer e de transportar.
Deixamos-lhe aqui algumas propostas.
Além de um produto láteo, como leite branco, ou um iogurte, preferencialmente natural, é importante um fornecedor de hidratos de carbono complexos. Opte, por isso, por pães de farinhas mais escuras e rode a variedade.
A batata-doce assada é, de igual modo, um excelente alimento para um lanche saudável.
Outras opções podem passar por tortitas de milho e por gressinos simples, que são práticos para transportar, bem como as panquecas de banana e espelta em saquetas do Pingo Doce. E, claro, não se esqueça da fruta fresca. O segredo de um bom pequeno-almoço ou lanche está na qualidade e na variedade. Faça boas escolhas e delicie-se!
Edição 114
Edição 113
Edição 112


