PINGO DOCE DE PENAFIEL: 25 ANOS A SERVIR A POPULAÇÃO

A Loja de Penafiel assinala em equipa a passagem do seu 25.o aniversário, celebrando com a comunidade uma relação tão forte como a tradição que nesta região reúne as famílias à volta da mesa

Foi o primeiro supermercado de Penafiel e, ainda hoje, 25 anos depois, é o local preferido dos habitantes da região. “Existe uma relação muito forte com a comunidade”, afirma Hugo Silva, Director da Loja. Numa localidade onde a cidade moderna e a tradição rural convivem de forma harmoniosa, mantêm-se hábitos antigos, como o de fazer as compras “por atacado”, sobretudo ao sábado, que é também o dia da semana em que as famílias se juntam para irem às compras.
“Nesta região, as pessoas gostam de se reunir para fazer as refeições à volta da mesa e o processo inicia-se logo com a compra dos ingredientes, não hesitando em pedir ajuda para escolher o melhor”, diz Paula Moura, Operadora de Peixaria. Pelo mesmo motivo, a zona da restauração é igualmente muito procurada, não só pela comida deliciosa que disponibiliza como pelo seu espaço amplo.

 

 

TRADIÇÃO DA BOA MESA

O gosto pela comida talvez explique o facto de esta Loja ser a que mais vende a revista Sabe Bem. “Penafiel está muito ligada às tradições gastronómicas, e isso sente-se nas compras”, destaca o Director de Loja. Os produtos de Marca Própria são também muito procurados. “Os Clientes sabem que são produtos com muita qualidade”, garante a colega Cristina Silva, Embaladora de Padaria. Julho e Agosto, com a chegada dos emigrantes, são meses diferentes. De regresso à sua terra, as famílias que vivem fora querem matar saudades de tudo, incluindo da comida. O pão, a fruta, as bebidas, o peixe e a carne para os churrascos são muito solicitados agora no Verão. “Os Clientes conhecem-nos e nós conhecemos bem os Clientes e os seus hábitos. Acompanhamos o envelhecer uns dos outros”, afirma Susana Santos, Operadora de Loja. A pandemia afastou as pessoas mais velhas, que agora estão a regressar à Loja depois de algum tempo de ausência, em que eram os filhos e os netos que iam às compras por elas. “Querem abraçar-nos porque tinham saudades de vir ao Pingo Doce”, diz Manuela Martinho, Adjunta de Perecíveis. O sucesso desta Loja deve-se, segundo o seu Director, à sua equipa: “São pessoas empenhadas e focadas em atingir bons resultados”, conclui.