Pingo Doce e CUF ajudam os portugueses a consumir menos sal

 

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no passado dia 16 de Outubro, ficou marcado pela apresentação de um estudo inédito em Portugal, realizado no âmbito do Programa Menos Sal Portugal, uma iniciativa promovida pelo Pingo Doce em parceria com a CUF, com o objectivo de fomentar a redução do consumo de sal no nosso país. Este estudo de intervenção populacional, conduzido por investigadores da Nova Medical School–Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, visou avaliar, numa amostra da população adulta, o impacto da alteração de hábitos alimentares através de uma monitorização rigorosa do consumo de sal e potássio e das suas consequências directas na saúde. Esta investigação concluiu que a diminuição da ingestão de sal e o aumento da ingestão de potássio, a par da mudança dos padrões alimentares, estão directamente associados a uma significativa redução da pressão arterial e a potenciais benefícios cardiovasculares.

FORTE DESEMPENHO

Os dados preliminares do ano passado indicam um forte desempenho nos três mercados onde o Grupo Jerónimo Martins opera, com as vendas consolidadas a crescerem 7,5% em relação a 2018, atingindo os 18,6 mil milhões de euros. Em Portugal, as vendas do Pingo Doce aumentaram 2,9%, para quase 4 mil milhões de euros, enquanto o Recheio superou a marca de mil milhões de euros depois de as vendas terem crescido 2,7%.

 

GERAÇÃO DEPOSITRÃO APOIA INSTITUIÇÕES

Dez IPSS seleccionadas pelas escolas vencedoras na 11.a edição receberam 500 euros em cartão para usar nas Lojas Pingo Doce. A iniciativa premiou a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos em 2018, com base no peso total e no peso recolhido por aluno. A Escola EB 2,3 Damião de Odemira foi a grande vencedora do concurso, ao juntar mais de 19 toneladas de material. Na edição de 2019 participaram 431 escolas, envolvendo 420 mil alunos, e foram recolhidas 470 toneladas de resíduos.