Nas Lojas Pingo Doce entram diariamente cinco gerações de Clientes, de gostos, hábitos de consumo e modos de compra diferentes. Todos procuram qualidade a bom preço, produtos diferenciadores e uma experiência de compra sem igual. Mesmo as gerações que fazem a maioria das escolhas pelos meios digitais gostam de ser recebidas com um sorriso nas compras do mundo real. Para responder a estes múltiplos desafios, o Pingo Doce prepara todas as frentes para continuar a ser líder de vendas e a marca própria favorita dos portugueses, capitalizando os aspectos exclusivos da Companhia.

Pedro Soares dos Santos destacou a determinação dos Colaboradores
“Acredito que somos únicos”, afirmou a Directora-Geral do Pingo Doce, Isabel Ferreira Pinto, no Encontro Nacional de Operações, que juntou, a 16 de Janeiro, quase um milhar de profissionais da Companhia no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Marcar essa diferenciação é o caminho para 2019. Este ano prosseguem as campanhas de reforço da visibilidade da “proposta de valor única” do Pingo Doce: os preços baixos, “que são o nosso ADN”, a Marca Própria, “que é a nossa maior força”, os frescos, “que são a nossa história”, e o Take-Away, “um negócio sem igual no país e a área de futuro da Companhia”. Ao mesmo tempo, estará em destaque uma política de Responsabilidade Social “séria e transparente”, assente na promoção da saúde pela alimentação, na preservação da biodiversidade e no envolvimento com as comunidades locais.
Elisabete Mesquita
Directora do Pingo Doce Hiper de Braga
“Somos especialistas em perecíveis, e a qualidade tem de estar intrínseca. É algo que tem de ser interiorizado pelas equipas. Em tudo o que fazemos tem de estar a qualidade, todos os dias. O nosso backoffice é também o reflexo da nossa Loja. Ninguém consegue ter uma Loja impecável, limpa e arrumada se lá atrás não estiver igual.”
Paula Beja
District Manager Pingo Doce Região Centro
“Reduzir a quebra é um trabalho contínuo, pois não se consegue de um dia para o outro. O novo plano de ver a quebra nos stocks diários obrigou a uma mudança de mentalidades. A diminuição da quebra dos perecíveis especializados, por exemplo, tem como pilares uma boa gestão de pedidos, da apresentação, dos stocks e muitas vendas.”
Margarida Pêgo
Directora da Escola de Formação Jerónimo Martins
“O modelo de atendimento SPA – Sorrir, Perguntar e Agradecer permite uma abordagem natural ao Cliente. Temos de ter pessoas que consigam aconselhar e transmitir o quão especialistas somos nas nossas soluções de comida e naquilo que o Cliente procura. Para isso também temos de mudar o comportamento das nossas pessoas.”
“ACREDITAMOS EM TODOS”
“Por muitos planos que existam, não há nada que substitua os Colaboradores. Nada do que foi alcançado em 2018 seria possível sem a vossa determinação”, sublinhou o Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos. “Uma Companhia só é forte se mantiver o seu foco nas pessoas e nas vendas, e nós temos os nossos princípios, sabemos onde estamos e o que queremos e acreditamos em todos vocês”, finalizou o Chairman.
Sofia Lufinha
Directora Nacional de Operações
“Acelerar a eficiência’ é o mote para 2019 nas Operações do Pingo Doce. É preciso fazer mais e melhor, para o cumprimento de objectivos: aumentar a eficiência, reduzir a quebra, 365 dias de qualidade e crescer em vendas. Os objectivos de redução de quebra vão, aliás, passar a contar para a avaliação de desempenho das Lojas. Estão também a ser criadas equipas especializadas em inventários e planogramas. Há novos objectivos no sistema de avaliação HACCP e em 2019 haverá tolerância zero para falhas de qualidade, nomeadamente no que respeita a limpeza e higiene das Lojas, condições dos produtos à venda e temperaturas dos móveis.”
Nuno Begonha
Director Comercial do Pingo Doce
“A estratégia comercial do Pingo Doce tem o consumidor como centro de todas as decisões e os produtos de Marca Própria como a melhor resposta para as tendências do mercado. Os sortidos vão ser revistos de acordo com as características de cada Loja. Haverá uma forte aposta em produtos exclusivos e inovadores, que respondam às necessidades da população sénior, de quem procura alimentação alternativa e dos produtos para bebés. Todos os novos produtos e a reformulação dos existentes serão alavancados na qualidade, com a redução contínua do açúcar, sal e gorduras, corantes e conservantes, seguindo a máxima de ‘retirar tudo o que não faz falta nos nossos produtos, mantendo o mesmo sabor’.”
João Freitas
Director Meal Solutions
“O ano de 2019 será de reforço da posição do Pingo Doce no mercado do take-away – com alargamento do sortido, novas gamas e nova exposição – e haverá um novo conceito de Loja centrado na comida fresca do Pingo Doce. Este ano será inaugurada a nova cozinha de Aveiro, reforçando a oferta do único Take-Away do país com comida própria confeccionada com métodos tradicionais, sem corantes ou conservantes adicionados e com receitas baseadas na dieta mediterrânica. E o novo conceito de Loja colocará, a par da Fruta & Legumes, o espaço do Take-Away e da Restauração na entrada da Loja, como verdadeiro cartão-de-visita, reforçando o Pingo Doce enquanto especialista em soluções prontas para o almoço e jantar dos portugueses.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112