“PONHO O MEU CONHECIMENTO AO SERVIÇO DE QUEM TRABALHA COMIGO”

O Director de Operações Adjunto fala com paixão de um negócio que abraçou muito jovem e afirma que o exemplo é a melhor característica de um líder

O gosto pela área alimentar e comercial está praticamente nos genes de Cláudio Moreno, actual Director de Operações Adjunto da Região Centro. Natural de Lisboa, mas com alma transmontana, cresceu a acompanhar um negócio familiar no sector do comércio. Tal foi a influência que acabou por enveredar por um curso profissional neste ramo, cuja prova final de aptidão profissional chamou a atenção do painel de avaliação, onde estava uma pessoa que trabalhava no Grupo Jerónimo Martins. Convidado para uma entrevista de recrutamento, foi seleccionado e assim começou o seu percurso no Pingo Doce, como Operador de Fruta & Legumes na Loja do Olivais Shopping. Tinha, na altura, 17 anos e uma grande vontade de aprender. Logo que teve oportunidade, fez um curso para Adjunto de Loja, o equivalente ao PGGL (Programa Geral de Gestão de Loja) de hoje, e não demorou a entrar com esta função para a Loja da Avenida 5 de Outubro. Mais tarde, passou de Adjunto a Gerente de Loja no Pingo Doce da EUA, cuja equipa tinha uma experiência e grau de maturidade muito elevados, e foi assim que ainda com 18 anos se tornou o Gerente mais novo da Companhia. Um desafio enorme numa época em que o sector da distribuição estava a dar um salto e com o Grupo em plena expansão. Como Gerente, foi consolidando a sua experiência e conhecimento nas Lojas da 1.o de Dezembro, Boa Hora, Alcântara, Linda-a-Velha e, já no raiar do século XXI, o Híper do Barreiro deu-lhe novas competências. Em 2013 torna-se District Manager, posição que assumiu durante cerca de três anos. Na sua função actual, tem hoje sob a sua responsabilidade 60 Lojas, mais de 4500 Colaboradores, incluindo oito District Managers e vários Formadores/Supervisores.

 

MÁXIMA LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

Cláudio Moreno está sempre atento às necessidades das pessoas que consigo trabalham, partindo do seu próprio exemplo: “É importante sermos profissionais”, diz. Considera que o seu maior desafio está na motivação das equipas, assente naquilo que é a sua experiência, pondo o seu conhecimento ao serviço de quem trabalha ao seu lado. E é nesta perspectiva que acredita no lema “máxima liberdade, máxima responsabilidade”. Ou seja, refere, “quem quer autonomia tem de ter responsabilidade e quem tem responsabilidade tem de ter autonomia”.

 

ANDREIA SIMÕES

District Manager, há 18 anos no Grupo Jerónimo Martins

“Desde que foi meu tutor no PGGL, em 2010, que Cláudio Moreno faz parte do meu percurso profissional. É uma pessoa inspiradora, que gosta de dar o exemplo quer enquanto líder quer na forma de estar no negócio, que abraça com perseverança e foco nos resultados. Leva a sua equipa a conseguir superar-se e a desenvolver-se de maneira agregadora.”

RUI LEITÃO

Formador/Supervisor de Talho & Peixaria, há 22 anos no Grupo Jerónimo Martins

“Comecei a trabalhar com Cláudio Moreno no Pingo Doce de Linda-a-Velha. Na altura era Gerente e sempre demonstrou, até hoje, ser um líder nato. Tem resposta para tudo o que perguntamos, exige muito de nós mas também nos ajuda muito no nosso trabalho do dia-a-dia. Considero ser o chefe que toda a gente gostaria de ter.”

VERA LOURENÇO

Gerente de Loja – Agualva, há 19 anos no Grupo Jerónimo Martins

“Há muitos anos que conheço Cláudio Moreno e como líder inspira-nos na sua forma de estar e de falar connosco. Está sempre pronto a ajudar e a partilhar ideias, além de ter uma grande abertura para aceitar os nossos pontos de vista. Também nos dá autonomia para desenvolvermos o nosso trabalho. Destaca-se nele a dedicação e a visão do negócio.”