O concelho de Castro Marim congrega uma infindável montra de riquezas naturais e paisagens milenares. A diversidade da paisagem do sapal, os cenários idílicos da sua costa, os trilhos a perder de vista na serra, os espelhos de água das barragens, o areal branco das praias e a fauna e flora do imponente rio Guadiana são alguns dos tesouros que este concelho tem para oferecer e que convidam a uma visita. É também aqui que se localizam algumas das mais belas praias do Sotavento Algarvio, distinguidas com diversos certificados de qualidade, como as de Alagoa (ou Altura), Verde, Verde Lago e do Cabeço.
Com um largo e vasto areal, o passadiço do cordão dunar liga a Praia Verde Lago à Praia da Lota, entre a zona de Manta Rota e Vila Real de Santo António, tornando os passeios e caminhadas um programa apelativo não só no verão, mas durante praticamente todo o ano. Junto à praia, além dos restaurantes que fazem do peixe fresco assado no carvão o prato de eleição da gastronomia local, existem também campos de golfe integrados num ambiente natural único, com vista sobre o rio Guadiana. Os amantes da natureza têm ainda 73 quilómetros de percursos pedestres, divididos em oito percursos sinalizados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
ZONA HISTÓRICA
Castro Marim está estrategicamente implantada numa colina sobranceira ao rio Guadiana e desde cedo foi o baluarte defensivo da província
algarvia. Testemunhos desta vocação militar são monumentos defensivos como o Castelo, o Forte de São Sebastião, a Cerca Seiscentista, o Revelim de Santo António e a Bateria do Registo. O destaque vai, sem dúvida, para o castelo, monumento nacional e baluarte defensivo da fronteira por excelência, que se ergue no cimo da vila, tendo sido a primeira sede da Ordem de Cristo entre 1319 e 1356. É neste monumento que se realizam os Dias Medievais de Castro Marim, que é um dos maiores festivais do género no país.
Tânia Soares
Operadora de Frente de Loja, no Grupo há três anos
O Castelo de Castro Marim é muito conhecido e em agosto é palco das imperdíveis feiras medievais. A Praia de Alagoa (ou Praia de Altura) tem um areal muito extenso, ideal para passeios e caminhadas ou simplesmente para apreciar a vista, que é maravilhosa.
Guilherme Camacho
Operador de Frente de Loja, no Grupo há três meses
Recomendo a Praia Verde, com um areal ideal para longas caminhadas. Tem também vários bares, com ótimas esplanadas para relaxar, beber uma bebida ou apreciar o por do sol, e restaurantes com excelente comida.
Liliana Vicente
Operadora de Take-Away, Café e Bolos, no Grupo há três anos
Nos restaurantes em Altura o peixe assado tem um sabor único, inconfundível e o polvo à lagareiro é delicioso. Em agosto, Altura ganha mais animação com o mercadinho de rua e a feira de artesanato na rua principal.
Sílvia Campos
Operadora de Charcutaria, no Grupo há quatro meses
As praias de Altura são, no verão ou no inverno, perfeitas para passear em família ou levar os animais de estimação. O campo de golfe junto à praia também é muito bonito e existe um parque de skate e um campo de futebol perto da praia.
Edição 114
Edição 113
Edição 112









