Projeto inspirador realiza sonhos

Sessenta colaboradores do Pingo Doce e do Recheio embarcaram numa jornada de realização pessoal e profissional, iniciando um programa que promete mudar vidas.

O PROGRAMA PIONEIROS é muito mais do que uma rampa de acesso para uma licenciatura inovadora em Portugal nas áreas de Gestão Comercial e de Retalho. Constitui um manifesto de coragem de arriscar sair da zona de conforto, um testemunho da confiança nas capacidades individuais e coletivas e uma caminhada emocionante em direção à concretização de sonhos pessoais e profissionais.

A licenciatura online de Gestão Comercial
e de Retalho é um projeto inédito em Portugal

É ainda um exemplo de como o Grupo Jerónimo Martins acredita nas suas pessoas e respetivas capacidades. Ao oferecer uma licenciatura 100% online, com aulas síncronas e assíncronas, o Programa Pioneiros reconhece a diversidade e a realidade de cada colaborador. Isso não apenas elimina as barreiras geográficas, permitindo que os participantes estudem a partir de qualquer lugar, como também demonstra vontade de proporcionar oportunidades de aprendizagem flexíveis, especializadas e de nível superior.

Para os “pioneiros”,
obter uma licenciatura é a
concretização de um sonho

Cláudia Vieira, Academic Partnerships Senior Manager, destaca o valor que este programa, iniciado em 2021, agrega tanto para os colaboradores quanto para o Grupo como entidade empregadora: “Foi uma forma de conseguirmos aportar valor. Esta licenciatura é uma mais-valia tanto para a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores como para o Grupo, que assim conta com pessoas mais qualificadas nas suas Companhias.”

 

Cláudia Vieira e Cláudia Veloso, duas das responsáveis que estiveram na génese do Programa Pioneiros, acompanharam com orgulho o percurso dos candidatos, que foi muito emotivo e  gratificante

 

RUMO AO DIPLOMA

Os “pioneiros” estão conscientes do esforço que lhes vai ser exigido, mas também otimistas. Afinal, já haviam frequentado um curso-piloto de preparação, o Online Retail Program, que lhes permitiu obter um certificado de Formação de Executivos da Universidade Católica e lhes abriu as portas para a licenciatura que se seguiria caso ficassem aprovados nos exames nacionais de acesso à universidade.

O Programa Pioneiros aposta no
desenvolvimento das nossas pessoas em
linha com o ADN do Grupo

Foram duas as turmas formadas, as quais envolveram um total de 60 colaboradores do Pingo Doce e Recheio, sendo que 37 conseguiram alcançar o objetivo maior e já começaram, em setembro, o ano letivo rumo ao diploma. Estas duas turmas de “pioneiros”foram essenciais para aferir a recetividade e o programa em si. “Houve imensas candidaturas, pelo que tivemos de fazer uma triagem, sobretudo quanto aos conhecimentos de uma das disciplinas de base, a Matemática.

Foi um processo desafiante e minucioso que muito nos orgulha”, salienta a Learning Specialist  Cláudia Veloso, para quem todo o percurso realizado ao lado de todos os candidatos foi muito entusiasmante e gratificante. “Vivemos, diariamente, as exigências a que eram postos à prova”, afirmam as duas responsáveis, que fazem um balanço muito positivo da iniciativa, que contou com o apoio imprescindível das Companhias: “O sucesso desta primeira fase deveu-se muito às Companhias, que apostaram sem reservas no projeto, estando a dar um enorme contributo para o tornar realidade.” Parte do caminho está feito, basta continuar a trilhá-lo em direção ao futuro, que se prevê risonho.

 

Isabel Silva Rodrigues

Adjunta de Livre Serviço no Pingo Doce
de Vizela – Poço Quente. Tem 46 anos
e está há 16 na Companhia

 

“Comecei a trabalhar em Braga, e já fui Gerente da loja das Taipas, em Guimarães. Tenho  frequência do curso de Engenharia Agroalimentar e, mesmo assim, para conseguir realizar a prova de acesso, precisei de ter explicações. Estou muito feliz por ter conseguido e agora somos três caloiros em casa. O meu objetivo é crescer, aumentar a minha formação e estou disposta a fazer sacrifícios. É um orgulho saber que a Companhia aposta no seu capital humano, dando-nos ferramentas para aliarmos à nossa experiência. Estou muito entusiasmada pelo desenrolar da licenciatura.”

 

Ricardo Almeida

Estagiário do Programa Geral de
Gestão de Loja (PGGL) no Pingo Doce.
Tem 29 anos e está há 10
na Companhia

“Comecei como Operador de Frente de Loja e, antes de me candidatar ao PGGL, era responsável de Padaria. Entretanto, vieram os ‘pioneiros’. Tenho tendência para arriscar em tudo o que possa fazer para poder crescer. Conseguir um diploma superior foi um sonho que sempre tive e poder juntá-lo ao ramo do retalho pelo qual me apaixonei é fantástico. Penso que tanto a minha  experiência no retalho me vai ajudar na licenciatura como esta me irá dar ferramentas para fazer ainda melhor o meu trabalho. Estou muito entusiasmado, mas tenho consciência do desafio.”

 

Miguel Machado

Assistente de Exportação no Recheio.
Tem 28 anos e está há 7
na Companhia

 

“Estive um tempo a trabalhar em França e, quando regressei, tive oportunidade de entrar para o Recheio, na área da exportação para países francófonos. Resolvi candidatar-me ao Programa Pioneiros porque senti que me faltava qualquer coisa para poder ‘dar o salto’ e evoluir mais pessoal e profissionalmente. Consegui entrar, estou muito feliz, e acho que vai correr bem. Por muito duro que seja, se começámos é para ir até ao fim, é esse o espírito. Acredito que quando terminar a licenciatura vou estar com uma visão diferente do mundo.”

 

O programa em números

Candidatos: +600.
1.ª edição do Programa Pioneiros (de outubro de 2021 a julho de 2022): 29 participantes, composto por colaboradores Pingo Doce e Recheio, com uma média de idades entre os 18 e os 34 anos.
2.ª edição (de janeiro a julho de 2023): 31 participantes, composto por colaboradores Pingo Doce, Recheio e JMH. A média de idades não ultrapassou os 40 anos.

Destas duas turmas, foram 43 a exame de acesso, 37 dos quais admitidos na licenciatura.