PROMOVER A SAÚDE PELA ALIMENTAÇÃO

A promoção da saúde pela alimentação é uma prioridade do Grupo Jerónimo Martins, apostando por isso na qualidade e diversidade dos seus produtos

REDUZIR O SAL, AS GORDURAS E O AÇÚCAR

Uma alimentação saudável pode prevenir doenças crónicas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por isso que o Grupo Jerónimo Martins está empenhado na promoção do consumo responsável de alimentos, seja através de informação no packaging da qualidade e segurança alimentar ou do perfil nutricional dos produtos.

“Enquanto especialistas alimentares e responsáveis pela alimentação diária de milhões de consumidores, assumimos como determinante a disponibilização, a preços justos, de produtos de qualidade, seguros e nutricionalmente equilibrados”, diz Armindo Lourenço, Director de Qualidade e Desenvolvimento da Marca Própria em Portugal. Nesta missão, Susana Pasadas, Responsável de Nutrição, verifica que “os consumidores estão cada vez mais críticos e questionam com mais frequência composições de produtos e adequabilidades de consumo”. Assim, se ouvir o cliente é importante, assumem papel de destaque as instituições de referência com as quais se promovem parcerias, como a Direcção-Geral de Saúde – na promoção da Dieta Mediterrânica – ou a Associação Portuguesa de Celíacos, entre tantas outras. O peso da Marca Própria Pingo Doce em termos de vendas é crescente, motivando ainda mais as alterações de receitas para reduzir ingredientes como o sal, o açúcar e as gorduras, mantendo o máximo sabor.

Armindo Lourenço

Director de Qualidade e Desenvolvimento da Marca Própria em Portugal

“Queremos promover hábitos alimentares saudáveis.”

Susana Pasadas

Responsável de Nutrição

“Definimos o perfil nutricional do produto para uma formulação criteriosa.”

Sandra Cardoso

Coordenadora de Qualidade Alimentar da Padaria e Meal Solutions

“O trabalho envolve equipas multidisciplinares, de nutricionistas a cozinheiros.”

Vítor Esteves

Chef Executivo da Meal Solutions

“O segredo do sucesso assenta na confecção caseira com produtos naturais e tradicionais.”

Gabriela Pacheco

Coordenadora de Qualidade e Segurança Alimentar

“Os operadores têm de ter consciência da importância do seu trabalho.”

As reformulações de produtos de Marca Própria em Portugal impediram que 3 toneladas de açúcar, mais de 69 toneladas de gordura saturada e insaturada e outras 11 toneladas de sal chegassem aos consumidores

PRATOS MAIS SAUDÁVEIS

Para fornecer uma alimentação mais saudável, as Meal Solutions estão também a levar a cabo uma reformulação gradual das receitas apresentadas nos espaços de restauração e no Take Away. Sandra Cardoso, Coordenadora de Qualidade Alimentar da Padaria e Meal Solutions, adianta que a medida converge numa tendência actual de consumo, em que o cliente é cada vez mais exigente com a qualidade da alimentação, procurando alimentos com menos sal e gorduras, mas igualmente apetitosos. Algo que o Chef Executivo Vítor Esteves acredita ser possível, “devido a uma redução de gorduras e de cerca de 30% de sal”, compensada através da intensificação de sabor com ervas aromáticas, “um velho truque dos sábios da cozinha sadia”.