Muito se tem falado sobre saúde mental. Talvez nisso a pandemia tenha ajudado, trazendo para o palco comum a fragilidade humana. Está presente na forma como vivemos, como nos relacionamos, como nos adaptamos às diferentes circunstâncias do quotidiano e por isso, tal como em outras áreas da saúde, faz sentido prevenir. A saúde mental deve ser cuidada e promovida, nomeadamente através de estratégias e rotinas de autocuidado, atividades que regularmente escolhemos fazer e que ajudam a manter ou a melhorar o nosso bem-estar.
Promover a saúde mental passa por adotar um estilo de vida equilibrado, respeitando ritmos de descanso, trabalho e lazer, mas também aceitar as dificuldades e preocupações que surgem no dia a dia, bem como as emoções possam surgir, sejam elas tristeza, raiva, alegria, entre outras.
PRECISA DE AJUDA?
É importante esclarecer que a intervenção psicológica pretende o restabelecimento do equilíbrio psicológico da pessoa, e, para tal, desenvolve-se um trabalho conjunto com o psicólogo sobre o que motivou a consulta, seja sintoma, sofrimento ou desenvolvimento pessoal. O Grupo Jerónimo Martins apresenta respostas de apoio psicológico para todos os colaboradores (Programa Psicologia Adultos) e
filhos menores (Programa Psicologia Crianças e Adolescentes), basta realizar inscrição através de chamada telefónica gratuita para o SAC – Serviço de Atendimento ao Colaborador (800 20 22 20) ou preenchendo o formulário disponível no site.
Autoria: Catarina Vidigal, Psicóloga Clínica, e Catarina Bagio do Carmo, Psicóloga Clínica.
Edição 114
Edição 113
Edição 112