Esta foi a quarta edição da Receita para um Sorriso.
Da Cozinha Central de Odivelas saem milhares de refeições. Mas, no passado dia 11 de Dezembro, os “cozinheiros” e os destinatários das refeições ali preparadas eram exclusivos. Na manhã desse domingo, Colaboradores do Grupo Jerónimo Martins, familiares e representantes de cinco instituições chegaram cheios de entusiasmo para ajudar a preparar cerca de 1500 quilos de comida materializados em 900 copos de sopa e 150 a 200 tabuleiros de lombo de porco assado com batatinhas. A causa: fazer chegar estas refeições aos beneficiários da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, da Refood de Santa Clara, do Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião, do Centro Paroquial São Maximiliano Kolbe e da CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo). A iniciativa, promovida pela Meal Solutions no âmbito da Receita para um Sorriso, teve início informal há quatro anos e ganhou força suficiente para já se afirmar como tradição. Os fornecedores oferecem a matéria-prima, o Pingo Doce cede as instalações e as voluntários, o trabalho, com o fim de fazer chegar esta comida, e um sorriso, a quem mais precisa.
JOÃO FREITAS
Director, Meal Solutions
“Fazemos este evento porque somos uma grande organização, com um papel social activo na sociedade, e porque, enquanto produtores de comida, sentimos que está ao nosso alcance ter este gesto simbólico, tão fácil para nós, porque já temos todos os meios, de preparar e doar os cerca de 1500 quilos de comida que iremos distribuir neste dia.”
COZINHA CENTRAL DE ODIVELAS “NO PONTO”
A celebrar seis anos da abertura, a Cozinha Central de Odivelas é hoje um projecto consolidado no Grupo Jerónimo Martins e único em Portugal. “Já não há dúvidas da importância do negócio do Take Away para a Companhia”, lembrou João Freitas, Director Meal Solutions, a 12 de Dezembro, data em que toda a equipa se juntou para celebrar o 6.º aniversário. “Não somos uma indústria, mas sim uma cozinha grande”, lembrou Pedro Lorga, Coordenador Nacional das Cozinhas. Nesta cozinha gigante, as sopas, pratos e sobremesas são confeccionados seguindo os métodos tradicionais: os tempos de confecção são respeitados, os ingredientes são frescos e não há recurso ao uso de corantes ou conservantes. Só a eficiência dos processos e a competência e o empenho de uma vasta equipa de 200 Colaboradores permitem que daqui saiam 30 toneladas de comida por dia, o equivalente a cerca de 85% da produção destinada aos Take Away e Restaurantes Pingo Doce.

O TESTEMUNHO DOS NOSSOS COLABORADORES
PEDRO BERNARDES
Subchefe de Confecção, Cozinha Central de Odivelas
“É a segunda vez que participo nesta iniciativa, que considero uma experiência gratificante, à qual venho pelo gosto de poder ajudar outras pessoas.”
DOMINGOS PRAZERES
Copeiro, Cozinha Central de Odivelas
“Este evento realiza-se especificamente para ajudar pessoas carenciadas, e eu estou sempre pronto para dar o meu contributo, sendo esta a minha terceira participação.”
VANDA FORTES
Preparadora de Cozinha, Cozinha Central de Odivelas
“Das quatro iniciativas realizadas, só o ano passado não pude vir. Sinto-me bem a ajudar os outros e incuto esse sentimento na minha filha, de oito anos, que também veio comigo.”
ORLANDO SEMEDO
Operador de Túneis de Arrefecimento, Cozinha Central de Odivelas
“Há muitas pessoas com dificuldades, e esta é mais uma ajuda que o Pingo Doce proporciona. Constitui uma boa acção e um exemplo para outras empresas. É a segunda vez que participo.”
ÂNGELA FERNANDES
Assistente Executiva, Recursos Humanos Jerónimo Martins
“Estarmos com colegas, familiares e instituições com o fim de podermos proporcionar uma refeição melhor a quem dela mais precisa faz-nos sentir muito bem.”
CARLA PRIETO
Gestora de Categoria, Cozinhas e Take Away, Meal Solutions
“Esta iniciativa é uma forma de termos uma intervenção mais directa, uma vez que o Pingo Doce doa alimentos a instituições todos os dias do ano. Estamos a tornar este gesto ainda mais especial.”
ANA LUCENA
Gerente-Adjunta de Loja, Pingo Doce
“É a minha primeira participação neste evento. Fui convidada por uma colega e, como achei muito interessante, aceitei e trouxe o meu filho, de seis anos, para a actividade das bolachas, pois adora ajudar na cozinha.”
JOSÉ CARLOS SEBASTIÃO
Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho, Pingo Doce
“A melhor prenda de Natal que podemos dar a nós próprios é fazer algo pelos outros. É igualmente bom ver as famílias dos Colaboradores envolvidas nesta iniciativa.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112