Fruto da parceria estabelecida com a cooperativa Focus, CRL, já está a decorrer a 3.a edição do Projecto Search, no âmbito do qual o Recheio e o Pingo Doce já acolheram nas suas Lojas 32 pessoas com deficiência. Presentemente, são 13 as pessoas contratadas e há 12 em formação. As duas primeiras edições realizaram-se em Braga e a terceira decorre no Pingo Doce Híper da Póvoa do Varzim e no Recheio de Vila do Conde.
Este programa, que começou por ser um projecto-piloto de empregabilidade para jovens e adultos com necessidades educativas especiais (NEE), é composto por uma formação com vertentes prática e teórica, que abre as portas ao mercado de trabalho. Os formandos contam com o apoio de um “tutor”, com o qual aprendem tudo sobre a operação em Loja e a ser autónomos.
Programas do Grupo Jerónimo Martins promovem inclusão nas Loja Recheio e Pingo Doce
CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS
Outra iniciativa que se repete é a formação prática em contexto de trabalho de pessoas com deficiência auditiva do Centro de Recursos da Casa Pia de Lisboa. Realizado pela primeira vez em 2018, este projecto viria a ser replicado no ano seguinte, tendo já sido acolhidas 20 pessoas em Lojas Pingo Doce de Lisboa e da Margem Sul, 11 das quais foram contratadas, encontrando-se cinco em formação prática. À semelhança do Search, cada formando tem um “tutor”. Até ao presente, o Grupo já acolheu, no âmbito dos Projectos de Inclusão Social, 37 pessoas com deficiência auditiva. A edição de 2020 incorpora formandos da Casa Pia de Lisboa, da Associação de Surdos do Porto, da Fundação LIGA/ OED e oriundos de candidaturas independentes.
Edição 114
Edição 113
Edição 112
