REFAZER O NEGÓCIO COM ENERGIA

O estado de emergência encerrou por completo as Lojas da Hussel e da Jeronymo. Neste momento, já estão a recuperar o tempo perdido, crescendo paulatinamente

Apesar de a pandemia da Covid-19 ter apanhado todos de surpresa, a partir de certa altura era possível antever o que se iria passar. Quando, no início de Março, começaram a ser identificados os primeiros casos positivos e as pessoas a ficar em casa, a Jeronymo e a Hussel depressa perceberam que toda a operação iria parar por tempo indeterminado. E assim aconteceu. No dia 16 daquele mesmo mês, ainda antes de o estado de emergência ser decretado, encerraram as Lojas de ambas as insígnias localizadas nos centros comerciais; dois dias depois foi a vez das Lojas de rua Jeronymo fecharem portas. Isto porque não havia Clientes.

FRANCISCO SOARES DOS SANTOS

CEO JMRS

Com as Lojas fechadas, o impacto no negócio desta pandemia foi tremendo. A Hussel ainda fez uma incursão online, mas na Jeronymo a operação parou por completo. Seguiu-se todo o trabalho de preparação para a retoma.As Lojas Jeronymo foram as primeiras a reabrir, com todas as regras de higiene emanadas quer da Direcção-Geral da Saúde quer do Grupo Jerónimo Martins: a 18 de Maio, nas estações de caminho de ferro do Cais do Sodré, São Bento e Oriente, e, na semana a seguir, foi a vez de todas as Lojas de rua, embora com as vendas a 25% do nível a que estavamanteriormente.A Hussel só reabriu em Junho, com promoções bastante fortes para estimular as vendas, que vão crescendo aos poucos, e exigentes regras de higiene e segurança, que estamos a implementar para transmitir confiança todos os Colaboradores e Clientes.Agora é o momento de ir para a frente e de refazer o negócio com toda a energia. As pessoas estão ávidas por sair, para se encontrarem e se relacionarem, mas têm de ganhar confiança.É um desafio que temos de superar.Estamos num novo mundo e não vale a pena compará-lo com o passado: esta é a mensagem que quero passar às nossas pessoas. Estamos a recomeçar do zero, temos todos de nos unir e esforçar para reerguer estas Companhias.

Parte dos Colaboradores da Jeronymo e Hussel foi integrada no Pingo Doce e Recheio. A JMRS agradece às equipas de Loja o respectivo acolhimento e acompanhamento

AS PRIMEIRAS MEDIDAS

Uma das primeiras decisões a tomar prendia-se com o que fazer aos cerca de 310 Colaboradores de ambas as insígnias, sob a alçada da JMRS. O CEO, Francisco Soares dos Santos, explica: “Tivemos de mandar parte das equipas para casa, sobretudo as que tinham de prestar assistência à família, enquanto outros Colaboradores,
cerca de 120, ficaram disponíveis para serem encaminhados para o Pingo Doce e o Recheio, uma vez que estas duas Companhias também tinham parte das suas pessoas em quarentena e precisavam de reforçar as equipas.” Depois, foi preciso perceber o que iria ser exigido em termos de higiene e segurança por parte das autoridades governamentais, de saúde e do próprio Grupo para se e evitar contágios. Com pouca (a Hussel ainda fez uma experiência de venda online) ou nenhuma actividade, logo sem resultados de vendas, o impacto no negócio foi obviamente grande, mas a empresa não parou. Em ambas as marcas, a área de marketing revelou-se essencial para que nada falhasse quando as Lojas reabrissem, em Maio e Junho.

O negócio na Jeronymo foi muito afectado pela pandemia, mas foi com pensamento positivo que os Colaboradores retomaram a actividade

JERONYMO MAIS DIGITAL

Os cafés Jeronymo, que tinham parado por completo, começaram de rua, e em Junho, com as dos centros comerciais. As novas regras exigiram um grande esforço por parte da comunicação para Clientes e Colaboradores: uso obrigatório de máscara, desinfecção das mãos e superfícies, distanciamento social, entre outros requisitos para que a reabertura pudesse ser bem-sucedida. Tudo bem explicado e visível através de sinalética própria e do recursoao digital. De acordo com Helena Pereira, Brand Manager da Jeronymo, “a vida digital nunca foi tão importante como agora; procurámos digitalizar ao máximo toda a comunicação, para diminuir o contacto físico e, logo, a possibilidade de contágio”. Por exemplo, a ementa passou a estar disponível online, podendo ser consultada numa aplicação, mantendo-se na Loja um menu físico plastificado.

Destaque, no relançamento da actividade da Jeronymo, para a campanha O Seu Momento da Manhã, com três menus de pequeno-almoço, entre os 1,75 e os 3,75 euros, para com ela incentivar as pessoas a tomarem esta refeição nas Lojas.

HELENA PEREIRA

Brand Manager da Jeronymo

“Sem fazer grandes alterações, adaptámos o sortido, nomeadamente ao nível do takeaway.”

 

“A minha supervisora sugeriu-me ajudar a Empresa noutra Companhia do Grupo e eu aceitei o desafio. Acabei por ser transferido para o Recheio de Corroios. A experiência correu muito bem, estive na reposição dos frescos, pelo que é diferente do trabalho de um café/pastelaria. Gostei muito, de tal forma que tratei de formalizar um pedido para ficar no Recheio, e agora estou à espera de haver vaga.” Para Bruno Cunha, Gerente de Loja do Recheio de Corroios, esta foi “uma experiência enriquecedora para ambas as partes, até pela partilha de conhecimentos dentro do Grupo”.

João Dias, Empregado de Balcão na Jeronymo do Almada Fórum, esteve a trabalhar no Recheio de Corroios como Operador OPLS – Frescos


HUSSEL ONLINE

Com as Lojas físicas encerradas, a Hussel virou-se para as vendas online, através de uma parceria com a Dott, uma plataforma de marketplace, com sucesso. Com a campanha Nesta Páscoa Ofereça Amor conseguiu mais de duas mil encomendas, o que, Sofia Duarte, responsável de Negócio da Hussel, “foi óptimo, sobretudo em termos de visibilidade da marca”. Na rede social Instagram a Hussel mais do que triplicou o número de seguidores, com a ajuda de influencers de lifestyle, family e fitness. A operação foi montada a partir da Loja do Centro Colombo e mostrou que há um grande potencial para a marca ter uma Loja online própria. Seguiu-se a campanha do Dia da Mãe e depois havia que começar a preparar as reaberturas das Lojas, todas em centros comerciais, o que acabaria por acontecer nos dias 1 e 15 de Junho. No arranque, a nota dominante esteve nas promoções Leve 2 Pague 1 dos gelados artesanais e de produtos seleccionados.

SOFIA DUARTE

Responsável de Negócio da Hussel

“Formámos as nossas pessoas para atender aos novos procedimentos de higiene e segurança para Colaboradores e Clientes.”

“Quando as Lojas Hussel fecharam e fui para casa, apercebi-me de que havia Colegas das outras Companhias a faltarem para dar apoio à família e senti vontade de ajudar onde fosse necessária. A partir do momento em que soube que podia ir para o Pingo Doce, escolhi a secção de Peixaria, pois tinha interesse em conhecer como funcionava. A experiência foi óptima, fiquei a conhecer coisas novas e percebi que é uma área que me agrada. Quem sabe daqui a uns anos consiga mudar e abraçar uma área nova dentro do Grupo, onde gosto muito de estar. Tenho um compromisso com esta Empresa e amo o meu trabalho.”

Claudina Sousa, Operadora Especialista na Hussel Ikea de Matosinhos, esteve a trabalhar no Pingo Doce da mesma localidade, na secção de Peixaria