CRIAR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
O Grupo Jerónimo Martins elegeu como prioridades ambientais a preservação da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a gestão responsável de resíduos. Para Teresa Diogo, Coordenadora de Ambiente em Portugal, a gestão eficiente dos recursos, aliada à preservação ambiental, é fundamental para a continuidade do negócio.
Nesse sentido, foi implementado o Projecto Equipas Água & Energia, que fomenta a racionalização destes dois recursos.
Entre 2011 e 2017 poupámos mais de 4,4 milhões de euros, traduzidos em 357.700 m3 de água – o equivalente a 143 piscinas olímpicas – e 36.565.800 kWh – ou o mesmo que o consumo de 9141 habitações portuguesas num ano
MENOS PLÁSTICO, MAIS RECOLHAS
Entre as várias acções já desenvolvidas, Teresa Diogo realça a atenção dada à redução dos sacos de plástico. O Pingo Doce “foi pioneiro em Portugal na venda de sacos em caixa”, não só de plástico, mas também de ráfia ou papel, incentivando a sua reutilização. Outra medida foi promover a venda de produtos a granel, minimizando as embalagens de plástico descartáveis. “O objectivo é criar consciência ambiental tanto nos colaboradores como nos clientes”, sublinha, dando como exemplo a instalação de ecopontos nas Lojas Pingo Doce. “Fomos os primeiros a ter oleões e agora também recolhemos cápsulas e tampas, cujas receitas revertem na totalidade a favor de IPSS”, sustenta.
Edição 114
Edição 113
Edição 112

