CRIAR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

O Grupo Jerónimo Martins elegeu como prioridades ambientais a preservação da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a gestão responsável de resíduos. Para Teresa Diogo, Coordenadora de Ambiente em Portugal, a gestão eficiente dos recursos, aliada à preservação ambiental, é fundamental para a continuidade do negócio.

Nesse sentido, foi implementado o Projecto Equipas Água & Energia, que fomenta a racionalização destes dois recursos.

Entre 2011 e 2017 poupámos mais de 4,4 milhões de euros, traduzidos em 357.700 m3 de água – o equivalente a 143 piscinas olímpicas – e 36.565.800 kWh – ou o mesmo que o consumo de 9141 habitações portuguesas num ano

MENOS PLÁSTICO, MAIS RECOLHAS

Entre as várias acções já desenvolvidas, Teresa Diogo realça a atenção dada à redução dos sacos de plástico. O Pingo Doce “foi pioneiro em Portugal na venda de sacos em caixa”, não só de plástico, mas também de ráfia ou papel, incentivando a sua reutilização. Outra medida foi promover a venda de produtos a granel, minimizando as embalagens de plástico descartáveis. “O objectivo é criar consciência ambiental tanto nos colaboradores como nos clientes”, sublinha, dando como exemplo a instalação de ecopontos nas Lojas Pingo Doce. “Fomos os primeiros a ter oleões e agora também recolhemos cápsulas e tampas, cujas receitas revertem na totalidade a favor de IPSS”, sustenta.

A PENSAR NA SUSTENTABILIDADE

As boas práticas ambientais, para além de contribuírem para uma diminuição da pegada ecológica, permitem reduzir custos, optimizar consumos e conservar as instalações. Na Loja Pingo Doce - Passos Manuel, no Porto, cabe a Isabel Pereira zelar para que todas as questões ambientais sejam devidamente acauteladas, sendo a primeira “linha de ataque” às situações que exigem intervenção imediata. “Torneiras com fuga ou quadros eléctricos com mau funcionamento são exemplos de situações que nos obrigam a intervir de imediato”, adianta a Delegada de Ambiente desta Loja. Em Vila do Conde, os aspectos mais visíveis das boas práticas ambientais implementadas na Loja Recheio são o reaproveitamento das caixas de cartão e a redução do consumo de plástico e de electricidade. Miguel Gomes, Subgerente e Delegado de Ambiente desta Loja, é o responsável pela sensibilização e mobilização dos colaboradores e clientes para as melhorias ambientais. Existem pequenos contentores com caixas de cartão para que os clientes as reutilizem no transporte das compras. “É talvez a medida mais visível e aquela que mais rapidamente recebeu a adesão de todos”, diz Miguel Gomes. Os colaboradores sabem que devem usar plástico “o menos possível”. E também há quem assuma o papel de Delegado de Ambiente na Logística.

É o caso de Malvina Nunes, Gestora Operacional Adjunta das Devoluções e Não Perecíveis no Centro de Distribuição de Algoz. Aqui promove um conjunto de boas práticas com foco na sustentabilidade. “Este é um centro inspirador, construído de raiz com preocupações ambientais. Além de termos separação dos resíduos, como plástico ou cartão, também há atenção ao consumo de electricidade. A zona dos Não Perecíveis e Devoluções tem clarabóias, o que possibilita a entrada de luz natural”, explica. Visto o sol abundar no Algarve, foram colocados painéis solares em 2017 e já se consome ali essa energia natural. “É um trabalho diário de preocupação e motivação da equipa nas boas práticas”, remata Malvina.